06/08/2020
MINERAÇÃO DIGITAL

BASF e IntelliSense.io usam AI em mina

A BASF e a empresa de inteligência artificial industrial (AI) IntelliSense.io firmaram parceria exclusiva para combinar conhecimentos em processamento mineral, química de beneficiamento de minério e tecnologia industrial de AI. A oferta conjunta é chamada de 'Mina Inteligente da BASF com tecnologia IntelliSense.io' e oferece soluções de IA incorporadas ao processamento mineral e à especialização química da BASF. 

A BASF Intelligent Mine da IntelliSense.io é uma plataforma de tomada de decisões aberta e em tempo real que pode ser configurada para sites individuais, normalmente em três meses. Segundo a parceria, a solução permitirá que as operações da mina se tornem mais eficientes, sustentáveis e seguras. Todo processo de mineração, seja moagem, espessamento, flotação e bombeamento, tem suporte de um aplicativo de Otimização como Serviço (OaaS) que prevê e simula o desempenho futuro, gerando recomendações específicas do processo para insights e otimização. À medida que vários aplicativos de OaaS se unem, os clientes podem gerar ganhos de eficiência em toda a cadeia de valor da mina para o mercado.

O acesso às operações remotas permite visibilidade 24/7 do desempenho operacional e financeiro da mina. Além disso, a ferramenta de simulação integrada pode ser usada para testar condições operacionais alternativas, treinar funcionários e executar cenários não-intrusivos 'what if'. "Nossa parceria com o IntelliSense.io combina inteligência artificial de ponta e décadas de experiência em beneficiamento de minério em uma plataforma de otimização poderosa, rápida e fácil de implantar", disse Damien Caby, vice-presidente sênior da BASF Oilfield Chemicals & Mining Solutions. 

O CEO da IntelliSense.io Sam G. Bose disse que em um cenário econômico difícil, é necessário se concentrar na produtividade da mineração, dentro de restrições operacionais sustentáveis e remotas. “A parceria entre a BASF e o IntelliSense.io garante que as organizações de mineração tenham um parceiro que entenda tanto o risco operacional quanto as novas tecnologias".

Veja também

01/09/2020
BENS DE CAPITAL | Faturamento do setor cresce 15%
25/08/2020
ORE SORTING | Steinert fecha parceria com a J. Mendo
03/08/2020
CATERPILLAR | Vendas e receitas caem 31% no trimestre
03/08/2020
BENS DE CAPITAL | Faturamento do setor cai 12,4%
08/07/2020
EQUIPAMENTOS | Sandvik reintroduz linha Toro
01/07/2020
BENS DE CAPITAL | Setor tem pior maio em cinco anos
01/07/2020
EQUIPAMENTOS | Metso e Outotec: agora uma só companhia