AVEVA e Schneider Electric fazem parceria

16/07/2021
As ferramentas ajudarão as mineradoras a enfrentar alguns dos desafios associados à adoção de práticas sustentáveis.

 

A AVEVA, empresa de software industrial, e a Schneider Electric, companhia especializada na transformação digital de gestão e automação de energia, firmaram parceria para ofertar as tecnologias das empresas para iniciativas de sustentabilidade no setor de mineração, com base em quatro pilares - eficiência energética, melhoria da produtividade, adoção de tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa e desenvolvimento de novos processos verdes. 

As duas companhias estão oferecendo ferramentas para os tomadores de decisão ao longo das cadeias de valor de mineração, minerais e metalurgia para que possam ser ainda mais estratégicos em suas escolhas, fundamentadas em princípios de sustentabilidade. Acredita-se que as ferramentas ajudarão as mineradoras a enfrentar alguns dos desafios associados à adoção de práticas sustentáveis e potencializar a redução de custos operacionais, ao mesmo tempo em que atendem aos apelos de todos os stakeholders. 

De acordo com o relatório "Transitioning to Sustainable Mining, Minerals and Metals", elaborado pela IDC Technology Spotlight, com o patrocínio da AVEVA e da Schneider Electric, as três principais forças de mercado que estão impulsionando as agendas de sustentabilidade das organizações de mineração, minerais e metalurgia são a Necessidade de melhorar o valor da marca; Redução de riscos relacionados a eventos adversos; e Assegurar conformidade com as regulamentações atuais e futuras. "A tecnologia tem um papel crítico a desempenhar no apoio às empresas de mineração", afirma Ben Kirkwood, gerente sênior de pesquisa da IDC Energy Insights. Segundo ele, os esforços para atingir as metas de sustentabilidade e obter visibilidade e controle maiores sobre as operações permitirão uma visão e ações corporativas relacionadas ao consumo energético, ao uso da água e ao gerenciamento do ambiente operacional. 

O relatório explica ainda que à medida que a indústria continua a sofrer os efeitos de sua posição de estagnação em relação à sustentabilidade, as plataformas com análises adicionadas estão levando a melhorias da eficiência operacional, ao mesmo tempo em que aumentam a visibilidade das mudanças que estão sendo realizadas. "As operações integradas digitalmente podem abordar as principais áreas da agenda de sustentabilidade de uma organização, ao combinar eficiência energética a processos e controles inteligentes", afirma David Willick, vice-presidente do Segmento de Mineração, Minerais e Metais da Schneider Electric para a América do Norte. Para Willick, a digitalização é uma evolução crítica para a indústria de recursos minerais, e a Schneider Electric e a AVEVA são as únicas empresas qualificadas para ajudar. "Somos especialistas em reunir o poder dos sistemas conectados e da percepção humana para levar o desempenho operacional ao mais alto nível. Juntos, conquistamos a confiança das empresas líderes mundiais com milhares de implementações, tanto local quanto na nuvem. Hoje, nossos clientes conjuntos podem se beneficiar de nossa cultura compartilhada de inovação centrada no cliente, recursos incomparáveis de P&D e ampla experiência específica no setor". 

Martin Provencher, diretor do Setor de Mineração, Metais e Materiais da AVEVA, afirma que a indústria da mineração tem sido limitada por uma infraestrutura legada, inadequações de dados e programas de otimização isolados. "Ataques cibernéticos cada vez mais virulentos e uma demanda crescente por minerais descarbonizados enfatizam, ainda mais, a importância de se ter alta disponibilidade de dados e adotar uma abordagem segura em nuvem para visualizar e contextualizar os processos corporativos em operações globais", afirma Provencher. A combinação das soluções de gerenciamento de energia, sistemas e serviços de automação da Schneider Electric, e as soluções de Transformação Digital de Mineração da AVEVA está permitindo que os clientes transformem operações de mineração convencionais em empreendimentos inteligentes, resilientes e sustentáveis,  garante Provencher. As empresas parceiras visam descarbonizar as cadeias de valor de mineração, minerais e metais por meio do fornecimento de uma plataforma industrial de IoT com elementos de tecnologia e software de suporte à capacidade de gerenciamento e automação de energia.