INOVAÇÃO

Aura Minerals faz parceria com Mining Hub

19/11/2020

 

A Aura Minerals assinou parceria com o Mining Hub, primeiro hub de inovação aberta ao setor de mineração no mundo. No local são oferecidos diversos programas, dos quais os funcionários podem participar, com o objetivo de disseminar a agenda de inovação entre as unidades operacionais. 

A Aura participará no 5° ciclo do M-Start, programa para solucionar desafios comuns ao setor de mineração brasileiro, além de acesso a várias start-ups. O desafio a ser priorizado pela Aura é a redução de consumo de água em regiões que apresentam instabilidade hídrica e escassez fluvial, como a unidade Aranzazu, no México, localizada em um semideserto, com alto custo para aquisição de água. A empresa busca projetos que possam oferecer soluções inovadoras para o desafio de Mapeamento e Redução do Consumo de Água Nova. "A inovação faz parte de nossa cultura. Está enraizada no conceito de mineração 360°, em que entendemos a mineração como essencial para a humanidade prosperar, e avaliamos nossos impactos não só na companhia, mas na comunidade e nos colaboradores", explica Sergio Castanho, Chief Transformation Officer (CTO) da Aura Minerals. 

O programa é uma oportunidade para startups e ecossistemas que desejam se aproximar do setor de mineração para propor soluções aos desafios ligados aos temas: Eficiência Operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento Social e Segurança e Saúde Operacional. A novidade do ciclo de 2020 é a possibilidade de participação no M-Growth, programa que auxilia as startups no desenvolvimento do seu modelo de negócio, por meio de uma metodologia exclusiva envolvendo grandes mentores e troca de experiências com profissionais de referência no mercado. Além da possibilidade de criação e desenvolvimento da Prova de Conceito (POC), a ideia apresentada pode ser escolhida para receber esse benefício exclusivo do time do Mining Hub.