12/02/2020
SOCIAL

ArcelorMittal patrocina caravana do MP

A edição 2020 da caravana do Ministério Público Itinerante terá mais uma vez o patrocínio da ArcelorMittal. Benjamin Baptista Filho, Presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos LATAM, Dr. Antônio Sérgio Tonet, Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais e Dr. Bertoldo Mateus de Oliveira Filho, Procurador de Justiça e Coordenador da iniciativa assinaram o convênio na sede da empresa, em Belo Horizonte (MG). 
 
A ação tem como objetivo disseminar os serviços do MP, propor um contato mais próximo com os cidadãos e mostrar a eles a maneira de defender os seus direitos. A iniciativa conta ainda com a participação das Polícias Militar e Civil e Defensoria Pública. A escolha das cidades considera o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a carência de acesso a serviços básicos, informações e cidadania. Mais de 250 municípios mineiros já foram visitados ao longo dos dez anos de atividades. Em 2019, o projeto passou por 24 localidades. A expectativa é que o MP Itinerante atenda 30 cidades em 2020. 
 
Cada município que recebe a caravana tem unidade móvel e estandes em locais públicos (parques e praças, por exemplo). A população pode acompanhar palestras sobre as diversas áreas de atuação do órgão (direito do consumidor, saúde, meio ambiente, idoso, pessoa com deficiência, crianças e adolescentes) e recebe orientação e atendimento da equipe do MP. São distribuídas cartilhas e outras peças didáticas para informar as pessoas. Emissão de documentos, certidões, assessoria jurídica e realização de exames clínicos também integram o programa.