ALCOA

Apoio a empreendedoras em Juruti

14/05/2021

 

Idealizado pelo Instituto Consulado da Mulher (ICM) e com coordenação do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), o projeto Dona’s, iniciativa de empreendedorismo realizada no município do Oeste paraense tem o apoio da Alcoa. Iniciado em novembro de 2020, 69 mulheres empreendedoras de Juruti recebem capacitação para compreender melhor as ferramentas de gestão e estratégias para seus negócios. 

“Eu trabalho com comércio há 11 anos, com pedidos diversos em catálogos, revendo roupas, perfumes e também faço pães caseiros. O projeto foi muito importante, pois as aulas fortaleceram tudo que eu faço. Aprendi a precificar meus produtos, além de saber negociá-los. Foi muito bom e encorajou outras mulheres e mães a se valorizarem”, disse Mireia Lima, mãe de duas filhas, de 13 e 18 anos de idade. Já a artesã Gelúcia Nune, mãe de um casal de crianças, afirma que o projeto Dona’s ajudou-a a conhecer etapas importantes para o produto. “Foi de extrema importância, pois me ajudou a conhecer as matérias, conhecer o desejo dos clientes e colocar o preço certo a partir do meu trabalho e valorizar cada cliente”, disse.

Para auxiliar no projeto, um grupo de 12 voluntários da Rede de Mulheres da Alcoa, com experiência em Gestão, Marketing, Pessoas e Finanças, fortaleceram o time de tutores. Para a superintendente de Relações Comunitárias na Alcoa Juruti, Thalita Lucena, é um prazer ter aliados como voluntários no Dona’s. “Eles participam e interagem com as empreendedoras. Nossa expectativa é que esse projeto consiga ir além do aprendizado de uma nova habilidade. Essa capacitação garante o aumento de renda e melhorias na qualidade de vida dessas mulheres e suas famílias. Esse Cuidar das Pessoas é um dos Valores mais importantes que praticamos na Alcoa”,

Em média, as empreendedoras que aplicam todas as orientações conseguem ampliar a renda do negócio em pelo menos 50%.