SOCIAL

Apoena apoia sete projetos no MT

04/06/2021

 

Por meio do Programa Enxergar Além – Parceria, o Comitê de Responsabilidade Social da Apoena, selecionou sete projetos inscritos por cinco Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e um grupo informal, com base no regulamento de seu edital 2021. Ao todo, a mineradora investirá R$ 100 mil no programa, valor que será repassado às instituições por meio de serviços, produtos ou insumos. 

“A Apoena irá apoiar estes sete projetos sociais que dialogam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ou seja, que buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos”, enfatiza Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena. O grupo priorizou projetos que promovem a diversidade de gênero com foco na inclusão e valorização da mulher; desenvolvidos em territórios vulneráveis, como periferias e áreas rurais e com baixa ou nenhuma presença de equipamentos públicos referentes às áreas descritas no edital; contribuam com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e sejam articuladas em rede, com participação de outros atores sociais no seu planejamento, mobilização e/ou execução.

As sete instituições beneficiadas são a ‘Associação Menina Feliz’, com projeto de biblioteca e midiateca. Ainda na área cultural há o ‘Turma da Alegria’, projeto de Recreação com palhaços em bairros vulneráveis, além de doação de brinquedos. Na área esportiva há o ‘Piscina para realização de fisioterapia, além de atividades esportivas e lúdicas’, da APAE Pontes e Lacerda, enquanto a Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda desenvolve o ‘1ª Expo Comércio de Pontes e Lacerda’. 

Na área de meio ambiente são dois projetos: o ‘Resgate de animais em situação de vulnerabilidade’, da Associação Pontes Lacerdense de Proteção aos Animais, e o ‘Equipamento para combate a incêndio florestal e corte preventivo de árvores em ambiente urbano’, da Associação Projeto Social Bombeiros do Futuro. O último projeto beneficiado pela Apoena, na área da saúde, é o ‘Sala de atendimento e profissionalização da mulher vítima de violência doméstica’, da Associação Projeto Social Bombeiros do Futuro.