29/09/2020
SIGMA LITHIUM

Anunciada nomeação de novos executivos

A Sigma Lithium nomeou Maria Jose Salum para a função executiva sênior de Diretora de Sustentabilidade. Ela será responsável pela supervisão de toda a amplitude de atividades centradas em ESG da Sigma, incluindo não apenas a estratégia ambiental, regulamentação e licenciamento para o Projeto Grota do Cirilo, mas também relações com a comunidade e investimentos de impacto na região do Vale do Jequitinhonha, como parte do programa de responsabilidade social abrangente da empresa. 

A nova diretora da Sigma já ocupou diversos cargos durante seus 40 anos de carreira técnica no serviço público e no setor privado. No setor público, Maria José atuou como Diretora de Desenvolvimento Sustentável em Mineração do Ministério de Minas e Energia e Representante Sênior do Ministério no Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), além de ser a segunda mulher em 60 anos a servir como Vice-Ministra de Mineração e Transformação Mineral no Ministério de Minas e Energia. Na vida acadêmica, ela ocupou vários cargos sênior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um centro de excelência em pesquisas em mineração e metalurgia no Brasil, incluindo Chefe do Departamento de Engenharia de Minas. Maria José Salum tem doutorado em tecnologia mineral.

Desde sua aposentadoria do serviço público em 2018, Maria José Salum trabalha como consultora, assessorando algumas das maiores mineradoras globais em questões ambientais no Brasil. “À medida que a Sigma avança e inicia o processo de licenciamento ambiental e estudos de impacto para a sua segunda fase de produção, Maria José terá um papel fundamental na liderança de todas essas correntes de trabalho. Como Diretora de Sustentabilidade, ela foi a primeira de uma série de novas nomeações executivas que planejamos fazer para entrar na fase de construção. Sua antiguidade e experiência reforçam nosso compromisso em executar uma estratégia de produção centrada em ESG para a Sigma”, auxilia Calvyn Gardner, CEO e co-presidente da Sigma.

Mais mudanças

Além de Maria José Salum, a Sigma nomeou Wes Roberts e Vicente Lobo como os novos Co-Presidentes do Comitê Técnico da Empresa. Eles atuarão como consultores seniores do Conselho e, nessa qualidade, aconselharão e apoiarão Calvyn Gardner.

A Sigma anunciou a renúncia de Maryse Belanger ao cargo de Diretora Não Executiva e Vice-Presidente do Conselho para se concentrar em sua recém-nomeada posição executiva de CEO da empresa americana de exploração e desenvolvimento Bullfrog Gold Corporation, uma empresa do portfólio da Barrick Gold Corporation. Após a sua saída, Ana Cabral Gardner foi nomeada Co-Presidente do Conselho, juntando-se a Calvyn Gardner, que se tornou Co-Presidente do Conselho. Maryse comandava também o Conselho do Comitê de Gestão durante a pandemia da primavera e verão de 2020.