OURO

Anoro faz 30 anos e lança o Gold Brasil 2016

15/12/2016

 

Como parte das comemorações dos seus 30 anos, a Anoro (Associação Nacional do Ouro) lançou a publicação “Gold Brasil 2016”, em parceria com a Metal Focus, que elabora relatórios regulares sobre a evolução do mercado do ouro em nível mundial.

Na realidade, como explica Dirceu Santos Sobrinho, presidente da Anoro, a publicação está sendo relançada no Brasil, já que havia sido publicada regularmente entre 1992 e 1999. O “Gold Brasil 2016” traz uma detalhada análise sobre o mercado do ouro e previsão de preços, produção de minas e hedging do produtor, produção de jóias, setor oficial, estoques acima do solo, bem como uma análise do mercado de ouro no Brasil, com números da oferta do metal, principais estados produtores, produção das empresas mineradoras, novos projetos e empreendimentos em andamento ou previstos.

Por ocasião do lançamento, o presidente da Anoro falou sobre os 30 anos de atuação da entidade, sempre tendo como foco “o estímulo ao desenvolvimento do setor no País e o fortalecimento institucional da indústria aurífera”. Nessa atuação, ele destacou o esforço desenvolvido para que o ouro como ativo financeiro sofresse taxação uma única vez, a redução da CFEM (Contribuição Financeira pela Exploração Mineral) de 1% para 0,2% quando o ouro for produzido nos garimpos e adquirido por instituições financeiras como ativo, o cadastramento de garimpeiros (através do Cadastro Nacional de Garimpeiros) no País, uma campanha educacional com divulgação de boas práticas operacionais e legais e elaboração de uma cartilha distribuída nas frentes onde há extração artesanal de ouro. Além disso, estão sendo firmados acordos e convênios técnicos com órgãos governamentais, sendo um exemplo o convênio com o DNPM para apoio técnico a um laboratório que está sendo instalado na região do Tapajós.

Como metas para o futuro próximo, a Anoro pretende defender uma política de fomento mineral que crie segurança para os pequenos empreendimentos, a simplificação da legalização de reservas das pequenas e médias mineradoras e atrair, para o bojo da entidade, as grandes companhias produtoras do metal no País.