11/03/2020
PESQUISA MINERAL

ANM e Geosol em palestra na CBPM

A Agência Nacional de Mineração (ANM) publicou, em fevereiro, a Resolução nº 22 que determina que requerimentos de pesquisa mineral com mais de 120 dias devem ser aprovados automaticamente. A medida visa agilizar a atuação do órgão federal que será tema de palestra ministrada por Eduardo Leão, diretor da ANM, na sede da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) no próximo dia 19 de março. 
 
O diretor irá comentar sobre a mudança de postura pretendida pela Agência, que busca desburocratizar a entrada de processos e liberação de minas, para que ANM consiga dedicar mais tempo à fiscalização em campo. A resolução nº 22 determina a liberação automática para requerimentos de pesquisa e é uma das medidas neste sentido. 
A Bahia foi o estado com maior número de requerimentos protocolados na ANM em 2019, totalizando 1.638 solicitações, seguida por Minas Gerais, com 1592, e Pará, com 1013. Os números constam em relatório emitido pela ANM e somam requerimentos de pesquisa, licença, lavra garimpeira e registro de extração. 
 
Leão e o presidente da empresa Geosol, João Luiz Carvalho, são os próximos convidados do “CBPM e IBRAM Convidam”, evento mensal voltado para empresários e profissionais da mineração. O evento ocorrerá no dia 19 de março, a partir das 08:30h, na sede da CBPM, em Salvador. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo endereço bit.ly/cbpmconvidamar.
 
João carvalho vai mostrar como a Geosol atua na área de sondagem e pesquisa mineral e os próximos passos da empresa à procura de novos mercados no exterior, inclusive com a participação em joint ventures. 

Veja também