NÍQUEL

Anglo usa VANT para topografar mina em GO

22/09/2016

 

A Anglo American adotou o uso de VANT (veículo aéreo não tripulado), popularmente conhecido como ‘drone’, para realizar a topografia na mina de níquel em Barro Alto (GO). O equipamento permite monitorar toda a extensão da mina, que atualmente tem mais de 14km de lavra, aumentar a frequência de atualizações topográficas de cavas e pontos de disposição.

Ao todo foram dois anos de pesquisa e testes para escolher o modelo profissional de VANT adequado. “O VANT traz muitas vantagens. O principal é oferecer mais precisão de topografia, mas não podemos ignorar que ele também demanda menos recursos financeiros”, afirma Bruno Conceição, coordenador de Planejamento de Mina. “Com ele podemos aumentar a frequência de atualização topográfica para melhorar o acompanhamento da execução da lavra, bem como realizar planos mais detalhados. Também é usado para monitoramento mais frequente e preciso de construção de pilhas de estéril e minério”, completa.

O VANT capta fotografias em alta definição, que podem ser usadas no monitoramento ambiental e de evolução de obras em geral. Controlado por piloto automático (voo planejado) ou manualmente, o drone possui câmera fotográfica de 18.2 megapixels e produz fotos automaticamente. As imagens são convertidas em ortomosaicos 2D e em modelos 3D com precisão horizontal/vertical absoluta de até 3 cm / 5 cm por pixel.