04/06/2020
COVID-19

Anglo American tem primeiro caso confirmado

Após quarentena domiciliar de um funcionário desde 12 de maio, a Anglo American confirmou o primeiro caso de COVID-19 no Minas-Rio, em Conceição do Mato Dentro (MG). O trabalhador da área de operação seguiu todos os protocolos de saúde da companhia depois de apresentar alguns sintomas e realizou o exame de coleta (PCR) na sequência. 

O empregado e família moram em Conceição do Mato Dentro, estão bem e sendo monitorados pela equipe de saúde da Anglo American. Os colegas de trabalho que tiveram algum tipo de contato com o infectado – mesmo que não apresentem sintomas – fizeram exame e estão em isolamento. Eles relataram o uso de máscaras e distanciamento social durante o período de trabalho. 

Para preservar empregados, fornecedores e comunidades das quais faz parte, a Anglo American adotou uma série de medidas, como a redução de três mil empregados nas operações, sendo cerca de 2.000 no Minas-Rio e 1.000 em Goiás, o que diminui significativamente o fluxo de pessoas nas áreas industriais e entre os municípios. Além disso, a companhia adotou medidas internas para manter a segurança e saúde de seus empregados e terceiros, em sintonia com as medidas sanitárias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Entre essas medidas, estão a constante comunicação com os empregados sobre as medidas de prevenção, como o distanciamento de pelo menos dois metros durante suas atividades, refeitórios e filas para almoço, além de aferição diária de temperatura. Os ônibus que transportam os empregados operam com lotação máxima de 50% da capacidade, sendo que micro-ônibus foram substituídos por ônibus maiores. Já as instalações estão com rotinas de limpeza reforçadas, a companhia distribui álcool gel aos empregados e o álcool para limpeza é disponibilizado nas áreas comuns. Qualquer trabalhador que apresente sintomas é imediatamente afastado. Viagens nacionais e internacionais foram canceladas e reuniões são feitas por videoconferências.