MUNICÍPIOS MINERADORES

AMIG e Ibram firmam acordo técnico

28/08/2019

 

A Associação de Municípios Mineradoes de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) assinaram um acordo de cooperação técnica com o intuito de somar forças “para a construção de uma nova mineração mais segura e justa para todos, na busca pelo seu desenvolvimento equilibrado e ético, com resultados concretos para a sociedade”.


O documento foi assinado pelo presidente da AMIG, Vitor Penido, e por Wilson Brumer, presidente do Conselho do Ibram, e de Flávio Ottoni Penido, presidente executivo do Ibram. Também assinaram como intervenientes no acordo a Fiemg, o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), a Codemig e o BDMG.


O acordo visa a realização de debates, proposição e execução de ações relacionadas “ao desenvolvimento sustentável da mineração industrial, de modo a resguardar as condições de segurança operacional das pessoas e do meio ambiente, bem como contribuir para manter um horizonte perene de segurança e competitividade plena no setor mineral brasileiro”.


Tanto a AMIG quanto o Ibram ficarão responsáveis pela proposição de eventos para debater e propor ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da mineração e desenvolver material de conteúdo técnico, sendo que também cabe ao Ibram a responsabilidade de fornecer dados e informações a respeito do desenvolvimento sustentável da mineração.


Brumer destacou a felicidade em assinar esta parceria com várias entidades, por considerá-la uma iniciativa para que os municípios tenham menor dependência da mineração e isso se torna possível com transparência, ética e diálogo com as comunidades. “O setor tinha pouco diálogo com os municípios, mais isso mudou e será permanente, com humildade de ouvir para que todos sigam a mesma direção”, defende. Ele disse, ainda, que foi aprovada, pelo Ibram, a criação de uma diretoria específica para cuidar dos municípios e da cadeia de mineração no órgão.