CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Alto-forno 2 de Ipatinga volta a operar

15/06/2021
O Alto-forno 2 tem capacidade para produzir 55 mil de toneladas de ferro-gusa por mês.

 

A Usiminas retomou, dia 14 de junho, a produção do Alto-forno 2, da usina de Ipatinga (MG), o último equipamento que estava paralisado. Com o retorno, a usina volta a operar a plena carga na produção de aço bruto. O Alto-forno 2 tem capacidade para produzir 55 mil de toneladas de ferro-gusa por mês ou pouco mais de 600 mil toneladas por ano. 

A paralisação durou cerca de oito meses e, desde dezembro de 2020, a empresa vinha trabalhando para a retomada da operação do forno. A Usiminas investiu R$ 67 milhões no processo, que gerou cerca de 600 empregos temporários durante as obras, conduzidas, entre outras empresas, pela Usiminas Mecânica. Para a operação do equipamento, a Usiminas contratou 40 novos colaboradores permanentes. "Dessa maneira, iremos ampliar, ainda mais, nossa capacidade de atendimento ao mercado interno, que registrou um aumento da ordem de 44% no consumo aparente de aços no primeiro quadrimestre de 2021, em relação ao ano passado", comenta Sérgio leite, presidente da Usiminas. 

Durante a reforma, o Alto-forno 2 sofreu intervenções no cadinho, nos refratários da rampa até a cuba superior e no sistema de refrigeração no topo do equipamento, entre outras ações. A Usiminas se tornou a primeira siderúrgica no Brasil a utilizar a metodologia recuperação de cadinho com aplicação de concreto refratário. A tecnologia permite a redução do tempo gasto na atividade e também do custo. O mesmo equipamento recebeu, ainda, uma melhora em seu sistema de monitoramento e controle de temperaturas.

Em linha com a política de sustentabilidade que vem sendo intensificada, a companhia investiu outros R$ 25 milhões na reconstrução do sistema de tubulações e coifas e no sistema de despoeiramento do forno. A iniciativa irá proporcionar uma redução na emissão de particulados durante a operação e um melhor desempenho ambiental do equipamento. "Esse segundo investimento é mais um passo em nossa agenda ESG. Na mesma linha, podemos citar a Central de Monitoramento e a Rede Automática de Monitoramento de Particulados, inauguradas em 2020", lembra Américo Ferreira Neto, vice-presidente Industrial da Usiminas. O executivo ressalta que a metas ESG da companhia incluem ainda temas como diversidade e inclusão e saúde e segurança do trabalho. Inaugurado em 1995, o Alto-forno 2 de Ipatinga inicia agora sua 6ª campanha. Desde a inauguração, já produziu mais de 31 milhões de toneladas de ferro gusa.