06/08/2020
COVID-19

Alcoa mantém controle rígido em Juruti

Mesmo com início da flexibilização em diversas regiões do Brasil em relação à pandemia da COVID-19, a Alcoa decidiu manter rígidos controles e prevenção em suas operações em Juruti (PA). Entre as medidas que seguem em vigor, a Alcoa aplica quarentenas para mobilização intermunicipal de efetivo, necessária para a manutenção das operações.

Também são mantidos protocolos rigorosos para recepção de colaboradores de outras localidades no município de Juruti. A companhia avisa antecipadamente sobre a chegada dos viajantes às autoridades locais, possibilitando que a Vigilância Sanitária Municipal realize o acompanhamento de cada desembarque. Quem chega a Juruti e está assintomático, cumpre quarentena domiciliar de sete dias; e para pessoas que apresentam sintomas específicos da doença, a quarentena é de 14 dias. "Estamos mantendo reforçadas as medidas de controle e prevenção em nossas operações, seguindo todas as precauções recomendadas pelas autoridades sanitárias e de saúde para enfrentamento da COVID-19. Além de manter as quarentenas, desencorajamos totalmente as viagens não-essenciais pelos colaboradores e reforçamos as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras", destaca Genesis Costa, gerente-geral da Alcoa em Juruti.

A Alcoa recomenda aos colaboradores que mantenham o isolamento social, também, fora do ambiente de trabalho, desencorajando-os a transitar entre comunidades rurais e cidades vizinhas à Juruti. Recentemente, reforçou as orientações sobre o uso de máscara como item obrigatório e indispensável para qualquer atividade desenvolvida pelos colaboradores. A orientação se estende para os cuidados fora das operações, fazendo parte da rotina pessoal o uso de máscara, os cuidados na higienização de superfícies e o distanciamento social preventivo.

A Alcoa faz parte do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 junto a outras instituições e discute a implementação de medidas para o combate à pandemia em Juruti, além de realizar doações de itens médicos e ajuda humanitária neste período emergencial.