ALUMÍNIO

Alcoa e Alumina acertam mudanças

08/09/2016

 

A Alcoa e a Alumina Limited anunciaram mudanças na joint venture Alcoa World Alumina and Chemicals (AWAC). Em conjunto com as alterações está o final do litígio no Tribunal de Delaware referente à separação da Alcoa em duas companhias independentes de capital aberto. Com o acordo, a Alcoa está próxima de concluir a sua separação no segundo semestre de 2016.

As mudanças na AWAC estão alinhadas aos interesses das duas partes, com o objetivo de estabelecer maior flexibilidade estratégica e autonomia para as duas empresas. Com a separação da Alcoa será necessária mudança em governança e política financeira da AWAC, destinadas a reforçar a cooperação entre os acionistas.

Estas alterações vão promover maior rapidez na tomada de decisões, a entrada conjunta sobre decisões importantes, a melhoria da partilha de informações e um processo mais simplificado para resolver disputas.As alterações também irão simplificar a política de dividendos e gestão de caixa da AWAC. A AWAC será obrigada a levantar uma quantidade limitada de dívida para financiar projetos de crescimento mutuamente acordadas futuras.

Em caso de mudança de controle de um dos parceiros no futuro, as oportunidades na AWAC em projetos de expansão e de desenvolvimento aumentaria, com cada parceiro tendo o direito de proceder unilateralmente com um projeto de desenvolvimento de expansão ou dentro da joint venture se o outro parceiro optar por não participar.Além disso, em caso de mudança de controle, a exclusividade e de não concorrência acabariam e seriam substituídos por direitos de primeira oferta em expansões e outros projetos de desenvolvimento que qualquer das partes pode optar por realizar fora do comum risco.