AÇO

Alacero debate futuro da América Latina

05/11/2020

 

A Associação Latino-Americana do Aço (Alacero) realizará, dia 10 de novembro, a partir das 8h, o Congresso Virtual Alacero 2020 – A Reindustrialização da América Latina. O evento irá tentar entender o presente, o futuro e as oportunidades da indústria latino-americana no contexto pós-COVID, por meio da visão dos mais influentes especialistas do mundo e da América Latina. 

Entre os participantes estão Dani Rodrik, um dos 100 economistas mais influentes do mundo, Andrés Malamud, especialista em instituições democráticas, política externa e processos de integração regional e Andrés Oppenheimmer, um dos intelectuais mais influentes da América Latina, moderado por Paolo Rocca, CEO do Grupo Techint. Entre representantes de governos estarão a Dra. Graciela Marquez Colín, Secretária da Economia do México e o Dr. Paulo Guedes, Ministro da Economia do Brasil. Para encerrar, haverá um painel formado pelos principais CEOs da indústria siderúrgica latino-americana, que discutirão o futuro do setor, o papel na reindustrialização, com espaço para perguntas dos participantes. O painel principal será sobre "A Reindustrialização da América Latina, uma oportunidade para o cenário pós-pandêmico", onde Dani Rodrik falará sobre "O futuro da globalização e a estratégia de desenvolvimento". Rodrik é um dos 100 economistas mais influentes do mundo. PhD. em economia e professor de Harvard, ele também é autor de livros como The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the World Economy . Andrés Malamud também participará do tema do debate em sua apresentação “A América Latina antes do 'Grande Decouple': Integração ou Fragmentação?”. Malamud é investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, cientista político e doutorado em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu. Para finalizar, o painel receberá o analista político Andrés Oppenheimer, que comentará sobre “Os desafios do México e da América Latina na nova conjuntura internacional e o futuro do trabalho”. Oppenheimer é considerado um dos 50 intelectuais latino-americanos mais influentes, também colunista do The Miami Herald e vencedor do Prêmio Pulitzer. Esses diálogos com especialistas serão moderados por Paolo Rocca, presidente e CEO do Grupo Techint.

A mesa com os principais CEOs da indústria siderúrgica contará com a participação de Máximo Vedoya, CEO da Ternium e presidente da Alacero; Carlos Zuluaga, CEO da Acesco; Gustavo Werneck, CEO da Gerdau; Jefferson de Paula, CEO da ArcelorMittal; e Raúl Gutiérrez, CEO da Deacero. O debate será moderado por Maria Juliana Ospina, Diretora Executiva do Comitê Siderúrgico da Associação Nacional de Industriais da Colômbia (ANDI). “A América Latina experimentou uma perda significativa de indústrias que se mudaram para a Ásia nos últimos 20 anos. Estamos em um momento de mudança nos fluxos do mercado mundial e muitas indústrias hoje buscam redesenhar suas cadeias de valor com uma visão mais regional e mais próxima de seus mercados. É uma oportunidade para analisar o problema da migração da manufatura e revertê-lo. A América Latina pode ser um importante destinatário desta realocação, que gera trabalho e investimentos qualificados, mas não será algo que aconteça sozinho, temos que ajudar e será o que veremos durante o congresso”, disse Máximo Vedoya, presidente da Alacero. Maiores informações pelo link https://congresovirtual2020.alacero.org/es.