16/09/2020
ABAL

Ajuda na transição para o primeiro emprego

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) lançou o projeto ‘Foco&Futuro | Experiências que transformam’ com o objetivo de disseminar experiências e informações a recém-formados e estudantes do último ano de graduação. A associação realizará uma série de webinars ministrados por profissionais das associadas para proporcionar dicas e aconselhamento para o início da jornada no mercado de trabalho, principalmente em tempos de pandemia e recessão econômica.

Segundo o IBGE, os jovens são os que mais sofrem com a crise no mercado de trabalho. A taxa de desemprego na faixa de 18 a 24 anos ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, mais do que o dobro da média geral do país: 12,2%. “Queremos, de fato, acolher, inspirar e compartilhar experiências com os recém-formados e estudantes. Em meio ao atual cenário repleto de incertezas e desafios, proporcionar orientação de profissionais representantes de empresas consolidadas da cadeia do alumínio dará um norte para estes jovens, público que também consideramos muito importante para a entidade e para a disseminação da importância do alumínio”, explica Kaísa Couto, diretora da Área Técnica da ABAL.

A iniciativa tem o apoio das associadas Alcoa, CBA, Ibrap, Hydro, Mineração Rio do Norte, Nespresso, Novelis e Prolind, e contemplará cinco webinars com a participação de profissionais das companhias apoiadoras. O calendário seguirá a sequência de cada elo da cadeia produtiva do alumínio (Mineração de Bauxita, Transformação Primária, Semimanufaturados, Aplicação de Produtos de Alumínio e Reciclagem). 

O último webinar reunirá os CEOs das empresas associadas. Cada evento terá a duração de 1h20, sendo dividido em três blocos: apresentações da ABAL e das empresas associadas, debates com perguntas pré-formuladas e dúvidas dos participantes. O primeiro webinar está marcado para 22 de setembro, com profissionais da Alcoa e MRN, seguido pelos encontros dos dias 29 (CBA e Hydro), 6 de outubro (Ibrap e Prolind); 13 de outubro (Nespresso e Novelis) e 20 de outubro (CEOs | Executivos de todas as empresas).

Veja também