BURITIRAMA

Ajuda a arborizar áreas em Marabá

28/04/2021

 

A Buritirama Mineração realizou, em março, o projeto arborize, que distribuiu mais de 2,5 mil mudas de plantas nativas produzidas pela empresa no município de Marabá (PA). As mudas serão destinadas ao plantio em áreas urbanas e a iniciativa conta com a participação da comunidade, com o objetivo de incentivar o sentimento de pertencimento e a conscientização ambiental. 

As primeiras mudas foram plantadas por três pais e cinco alunos de escolas das vilas União, Santa Fé e Três Poderes, com membros do Grupo de Voluntários da Buritirama e da equipe de Controle Ambiental da empresa. Para evitar contato, e seguindo os protocolos de proteção e prevenção à COVID-19, as mudas foram colocadas próximas às covas e a aproximação física só foi permitida no momento de colocar as mudas na terra. 

Idealizado em 2020, durantes as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o intuito de doar e ensinar a plantar mudas em escolas, creches e vias das comunidades ao longo da Estrada do Rio Preto, em Marabá, o projeto visa trazer benefícios para toda a sociedade. "Nos chamou a atenção a participação dos alunos. Cada um ficou responsável por uma árvore e esperamos despertar nas crianças a vontade de cuidar do Meio Ambiente", destaca Rose Oliveira Costa, Diretora da escola Ieda Carvalho, na Vila Zé do Ônibus. 

Denis Tibúrcio, Engenheiro Florestal da Buritirama e um dos criadores do arBorize, diz que as espécies escolhidas "têm a finalidade de arborização urbana, visando ao sombreamento, aumento da qualidade de vida e rápido crescimento, além de valorizar a cultura paraense".