CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Ações de melhoria à saúde pública de Aripuanã

15/07/2021
Os recursos da mineradora somam R$ 1,2 milhão e estão incluídos no Programa de Apoio à Saúde e a Vigilância Epidemiológica.

 

Em cumprimento ao Plano de Controle Ambiental (PCA) do Projeto Aripuanã, em Mato Grosso, a Nexa assinou termo de doação om a prefeitura municipal para implementação de ações de melhoria do atendimento da rede pública de saúde de Aripuanã.

Os recursos da mineradora somam R$ 1,2 milhão e estão incluídos no Programa de Apoio à Saúde e a Vigilância Epidemiológica do empreendimento, que encontra-se na fase de implantação. A iniciativa proporcionará, dentre outras melhorias, a contratação de médicos especialistas e plantonistas, cuja perspectiva é aumentar o número de consultas especializadas e plantões disponibilizados no Hospital Municipal Santo Antônio, em Aripuanã. Conforme consta no termo de doação, o Poder Público é responsável pela seleção e contratação dos profissionais que serão efetivados por meio de edital de credenciamento, conforme recomendação do Ministério da Saúde. As despesas assim como os encargos previdenciários, fiscais e trabalhistas são de responsabilidade da administração pública. O acordo assinado no final de junho prevê, no prazo de 90 dias, o credenciamento dos médicos especialistas.

Segundo Rodrigo Fonseca, Gerente Geral de Mineração do Projeto Aripuanã, as doações de bens e serviços devem auxiliar o trabalho das equipes e melhorar o atendimento oferecido à população. "A iniciativa fortalecerá a capacidade operacional do sistema municipal de saúde. Além disso, vai proporcionar o diagnóstico de doenças por meio de exames especializados. Dessa forma, buscamos somar esforços em prol da saúde pública, em conformidade com as melhores práticas de ESG adotadas pela empresa". Estão previstos também exames na especialidade de ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética, com a finalidade de ampliação do acesso dos pacientes da região Noroeste a consultas e exames especializados. Os exames serão realizados via Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Juruena, com exceção da ultrassonografia, que será realizada no Hospital Municipal Santo Antônio. As especialidades médicas são: ortopedia, ginecologia e pediatria, para atuar no atendimento da população local.