20/03/2019
SEGURANÇA EM BARRAGENS

Academia de Ciências faz eventos no RJ e MG

O Ministério de Minas e Energia, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) irão organizar um seminário em duas etapas. A primeira será realizada na sede da ABC, no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 2019, e terá como foco aspectos relacionados à engenharia, segurança, legislação e fiscalização. A segunda parte acontecerá em Belo Horizonte (MG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no dia 2 de abril. Nesta ocasião serão debatidos os impactos socioeconômicos e ambientais nas comunidades que vivem no entorno destas barragens.
 
Os dois encontros foram criados para debater aspectos científicos e tecnológicos relacionados à Segurança de Barragens de Rejeitos, em especial pelo acidente ocorrido na barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, menos de três anos após desastre semelhante ocorrido em Mariana. O evento tem o apoio da SBPC, COPPE/UFRJ, UFMG e CAPES/MEC.
 
O comitê científico que participará dos seminários é formado por Edson Watanabe, Flavio Miguez de Mello, Francis Bogossian, Francisco Antonio Rodrigues Barbosa, Luiz Davidovich, Mauro Martins Teixeira, Virginia Ciminelli e Willy Lacerda. O evento é gratuito e aberto ao público em geral, mediante inscrição prévia. Haverá também transmissão ao vivo através da página da ABC no Facebook. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/seminario-sobre-seguranca-de-barragens-de-rejeitos.

Veja também

19/02/2020
BARRAGENS | Vale descaracterizará Doutor
12/02/2020
BARRAGENS | Capitão do Mato elevada ao nível 2
30/01/2020
BARRAGENS | ANM pede alerta devido a chuvas
23/01/2020
BARRAGENS | ANM faz balanço pós Brumadinho
23/01/2020
BARRAGENS | Seminário debate monitoramento
09/01/2020
MINA DO FEIJÃO | Vale utiliza cava para rejeitos
09/01/2020
ANGLO AMERICAN | Sirene assusta comunidades