YARA

Ações para mitigar efeitos da COVID-19

27/05/2021

 

A Yara irá investir R$ 9 milhões em 2021 em ações para mitigar os impactos do coronavírus e impulsionar a retomada gradual da economia no País. O montante terá três pilares de atuação, alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: ajuda humanitária - com foco em equipamentos de saúde e infraestrutura para suporte ao Programa Nacional de Imunização para a vacinação de toda a população brasileira; segurança alimentar e apoio a pequenos produtores rurais; e projetos educacionais. 

As duas primeiras parcerias foram anunciadas com os projetos Campo Favela e Fique Bem e já recebem apoio da Yara desde 2020. Como os resultados foram expressivos, a parceria será mantida neste ano. O projeto Campo Favela, iniciativa criada por professores do Insper, leva frutas e legumes de pequenos produtores agrícolas às comunidades em vulnerabilidade no Brasil. Ele será ampliado para mais 20 localidades do Brasil e contará com o apoio de mais de 16,5 mil pequenos agricultores. A estimativa é que as 250 toneladas de alimentos cheguem 28 mil famílias em dez estados diferentes, entre os meses de maio a dezembro de 2021. 

A ação arrecadou 194 toneladas de alimentos saudáveis em 2020, que foram distribuídas gratuitamente às mesas de cerca de 16,3 mil famílias carentes dos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais. "É fundamental não parar de ajudar aqueles que mais precisam. Acreditamos que, ao unir a sociedade em busca de soluções conjuntas, conseguiremos amenizar o sofrimento que essa pandemia traz especialmente aos mais necessitados. Em breve, anunciaremos novas ações", destaca Mônica Bacchiega, coordenadora de Sustentabilidade da Yara Brasil. 

Outra parceria com resultados positivos e que será mantida em 2021 é o projeto Fique Bem. Iniciativa da ONG Gaia+ feita para cuidar da saúde mental e emocional de professores. Com materiais acessíveis e distribuídos de forma simples, o canal do projeto no YouTube já conta com quase sete mil inscritos e os vídeos já somam mais de 300 mil visualizações. Os professores também são convidados a participar de lives que contam sempre com a presença de um especialista sobre o tema a ser tratado.