02/04/2020
NEXA

Ações contra o COVID-19 em Aripuanã

A Nexa oficializou um Termo de Cooperação na união de esforços com a Prefeitura de Aripuanã (MT) para acompanhamento da evolução da pandemia e adoção de uma série de medidas de prevenção do COVID-19 com o objetivo de proteger a saúde e a segurança de seus empregados, próprios e terceiros, suas famílias e comunidade. A companhia criou comitê corporativo para gerir os procedimentos preventivos em suas operações e escritórios e instituiu um Comitê de Ajuda Mútua, envolvendo lideranças e profissionais da saúde das empresas que estão atuando nas obras de implantação do Projeto Aripuanã.

Entre as medidas de prevenção adotadas pela Nexa estão o cancelamento de viagens de colaboradores da empresa e de prestadores de serviços para Aripuanã, assim como a manutenção de profissionais de outras regiões do país em isolamento por 14 dias antes de qualquer contato com demais pessoas. A Nexa monitora também o estado de saúde de seus empregados, com assistência médica 24h em adição às medidas de higiene já realizadas. "Entendemos que este é um momento de fortalecermos ainda mais nossos laços, de unir forças para enfrentar os desafios impostos pela COVID-19. O que nos move nessa direção é muito mais do que um sentimento de solidariedade e cooperação, é a convicção de nossa responsabilidade com todos aqueles que aqui vivem, incluindo nossos colaboradores, nossos familiares e nossos amigos", afirma o gerente geral de Mineração do Projeto Aripuanã, Rodrigo Fonseca.

A Nexa não registrou nenhum caso de coronavírus entre os empregados, próprios ou terceiros, em Aripuanã. Também foi feito aporte voluntário de R$ 500 mil para utilização do município em ações específicas de prevenção e combate ao coronavírus, além da disponibilização de R$ 668.571,18 para a saúde pública referente ao Termo de Cooperação Técnico-Financeira firmado em 2019 com a prefeitura; O Termo de Cooperação para disponibilização de UTI aérea para atendimento da comunidade em casos de urgência e emergência relacionados ao COVID-19 e doação de mil testes rápidos para coronavírus, além de insumos hospitalares.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Nexa veicula em meios de comunicação locais uma campanha preventiva, além do reforço das ações com empregados, próprios e terceiros; higienização constante de todos os ônibus, que também passaram a circular com álcool gel em seu interior; instalação de dispositivos com álcool gel nas dependências da empresa; intensificação da limpeza e higienização de áreas da Nexa e empresas terceirizadas e execução de plano de ação detalhado para medidas de profilaxia.

Foi adotado também sistema de home office para atividades administrativas, suspensão de visitas e treinamentos; realização de reuniões de trabalho on-line e, caso sendo presencial, com número limitado de pessoas, como medida de apoio para evitar a dispersão do vírus nos locais de trabalho e liberação de empregados classificados em grupos de vulnerabilidade para retorno a suas cidades de origem.