Aurizona

Razão Social
Mineração Aurizona S/A (MASA)
www.equinoxgold.com

Composição Acionária
Equinox Gold Corp. – 100%

Perfil
A Mineração Aurizona está localizada próxima à cidade de Godofredo Viana, no estado do Maranhão. A Equinox Gold assumiu a gestão da mina Aurizona em 2016, quando ela estava em manutenção. Um estudo de viabilidade foi concluído em 2017, a construção e reforma da infraestrutura existente começaram no início de 2018 e a produção comercial foi alcançada em julho de 2019. Desde o reinício das operações, Aurizona produziu em média mais de 125.000 onças de ouro por ano.
Em setembro de 2021, a empresa concluiu um estudo de pré-viabilidade demonstrando que a mineração do depósito subterrâneo de Piaba e depósitos satélites adicionais a céu aberto simultaneamente com a mina a céu aberto existente de Piaba quase dobrará a vida útil da mina para 11 anos e também aumentará a produção de ouro, com pico de produção anual estimado em mais de 160.000 onças de ouro por ano.

Fatos relevantes 
Em 2023, a Aurizona registrou maior produção de ouro devido ao melhor acesso a bancadas de minério de maior teor da mina principal e ao aumento do minério processado.
Em abril de 2024, chuvas pesadas e persistentes no Maranhão causaram um deslocamento de material em dois locais na parede sul da mina Piaba, da Mineração Aurizona. Não houve feridos, nenhum dano ao equipamento ou infraestrutura e nenhum dano ambiental. Como resultado deste evento geotécnico, o acesso à mina de Piaba foi restrito e a mineração foi pausada enquanto a empresa estabelece um plano de remediação inicial e confirma a segurança da mina. A moagem e a produção de ouro continuam a partir do estoque de minério, como é típico durante a estação chuvosa. Para mitigar qualquer impacto potencial na produção planejada para 2024 da mina de Piaba, a empresa espera acelerar as atividades de mineração na nova mina de Tatajuba.
A empresa realizará uma avaliação geotécnica atualizada da mina de Piaba e da infraestrutura próxima para determinar a remediação adicional necessária para estabilidade a longo prazo.

Produção em 2023
Ouro: 120.626 Oz

Minas em atividade
Mina do Piaba, em Godofredo Viana (MA), com lavra a céu aberto. O Complexo Mínero-industrial Mina do Piaba, na mesma localidade, passou por uma reestruturação entre os anos de 2017 e 2019, retomando a produção em outubro de 2019. O processo utiliza circuito convencional de britagem e moagem, com uma planta de carbono em lixiviação, com capacidade para 8 mil t/dia. 
A mineração é realizada por empresa terceirizada com operações convencionais. O minério é entregue a um circuito de britagem e moagem de 8.000 toneladas por dia e processado em uma planta de carbono em lixiviação (CIL). A recuperação de ouro é em média superior a 91%.
Aurizona tem um verão muito seco (geralmente de agosto a dezembro) e uma estação chuvosa tropical (tipicamente de janeiro a julho) e a maioria dos mais de 3.000 mm de precipitação anual ocorre na estação chuvosa. A maioria da remoção de resíduos e mineração ocorre durante os meses mais secos do verão e um grande estoque de minério é criado para suplementar a alimentação da planta de processamento durante a estação chuvosa, quando o acesso ao minério de maior teor nas bancadas inferiores da mina é restrito. Como resultado, a produção de ouro é menor no primeiro semestre do ano e aumenta no segundo semestre, quando ocorre a mineração de minério de maior teor.

Projetos de expansão
A Aurizona pretende estender a vida útil da mina e aumentar a produção através da mineração de depósitos subterrâneos e depósitos satélites a céu aberto simultaneamente com a mina a céu aberto existente. Para tanto, possui licenças em vigor para três locais. O início do desenvolvimento do portal subterrâneo em Piaba está previsto para o segundo semestre de 2024. Em abril passado, a Aurizona iniciou as atividades de mineração na nova mina a céu aberto de Tatajuba
As minas Piaba e Piaba East estão atualmente em produção e fornecem alimentação de minério para a planta de processamento CIL. Piaba East é uma mina monofásica que deve ser esgotada até o final de 2024. A mina Piaba continuará até 2032 para minerar as quatro fases restantes do projeto.

Contingente de Empregados
1,8 mil trabalhadores, entre diretos e indiretos.

Mais Perfis