Segunda temporada do Mineração Por Elas

09/08/2021
A iniciativa, iniciada em 2020, visa mostrar o sucesso da presença feminina em áreas técnicas, operacionais e de gestão na empresa.

 

A Vale lançou, dia 6 de agosto, a segunda temporada da websérie Mineração Por Elas nas redes sociais e plataformas digitais. A iniciativa, iniciada em 2020, visa mostrar o sucesso da presença feminina em áreas técnicas, operacionais e de gestão na empresa. A segunda temporada tem como fio condutor a diversidade de forma ampla, com destaque para outras identidades e características além do gênero.

No episódio de estreia da temporada, mulheres pioneiras falam sobre suas histórias e desafios ao serem as primeiras na sua área ou função nessa indústria historicamente masculina. O episódio resgata, a partir de registros do Espaço Memória, a trajetória da primeira mulher contratada pela Vale, Celina Coelho, além de apresentar o pioneirismo de Kamylle Santos, primeira técnica em geoprocessamento na empresa, Vivian Parreira, que foi maquinista e é a primeira Supervisora de Operações Ferroviárias, Manoela Isidro, primeira analista de Riscos e Seguros, e Nur Saadah Hasbullah, primeira assistente de armazenagem da Vale na Malásia.

Os episódios seguintes irão tratar as diversidades étnico-racial e de orientação sexual, além de mostrar histórias de pessoas com deficiência, jovens talentos e lideranças. Cada filme tem cerca de cinco minutos em formato documental e com protagonismo das personagens, o olhar de empregadas da Vale de várias regiões do Brasil e de outros países sobre a diversidade na mineração. "Estamos verdadeiramente empenhados em promover a inclusão e valorizar a diversidade. Seguiremos nessa jornada, juntos. Estes são imperativos éticos conectados com o propósito da Vale de melhorar a vida das pessoas e transformar a sociedade para todas as pessoas", afirma Marina Quental, vice-presidente executiva de Pessoas da Vale. Entre janeiro e junho de 2021, 41% das contratações da Vale foram mulheres. "A websérie mostra para o público a inserção diversificada das mulheres na Vale nos mais variados cargos, profissões e funções, trazendo inspiração para que outras mulheres vejam que é possível e promissor construir uma carreira na indústria da mineração", complementa. 

Mais de 200 mulheres compartilharam suas experiências de vida e se inscreveram para participar da 2ª temporada do Mineração Por Elas. Por conta do limite de episódios, muitas histórias ficaram de fora, demonstrando que a mineração também é, cada vez mais, uma indústria onde mulheres podem construir carreira. A websérie Mineração por Elas é realizada pela equipe de comunicação da Vale em parceria com a 4 Asas Produções. A primeira temporada contou com seis episódios e participação de 25 empregadas da Vale no Brasil e em outros países. 

Em 2019, a Vale anunciou a meta de dobrar a representatividade de mulheres na sua força de trabalho até 2030, passando de 13% para 26%. E de aumentar a presença de mulheres em cargos de liderança sênior de 12% para 20%. Em julho de 2021 as mulheres já representavam 18,3% nas posições de liderança sênior e 18,1% do total da força de trabalho da Vale. Entre dezembro de 2019 e julho de 2021, a Vale cresceu em 3.900 o número de mulheres em seus quadros. Além de 41% das contratações do primeiro semestre terem sido de mulheres, outro avanço foi a redução em 48% da taxa de desligamento voluntário de mulheres entre dezembro de 2019 e junho de 2021, o que, segundo a empresa, indica que está sendo construído um ambiente de trabalho melhor para as mulheres, com mais possibilidade de desenvolvimento. Maiores informações no site www.vale.com/mineracaoporelas.