CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Produção de ouro é menor no trimestre

09/10/2021
A produção do trimestre foi inferior do que o planejado principalmente por causa da baixa tonelagem de minério de Tucano.

 

A Great Panther produziu 22.444 onças de ouro equivalente no terceiro trimestre de 2021, uma queda de 44% na comparação com o mesmo período de 2020. "A produção do trimestre foi inferior do que o planejado principalmente por causa da baixa tonelagem de minério de Tucano. A empreiteira da mina de Tucano passou por problemas de manutenção, o que levou a uma baixa disponibilidade da frota, resultando em menor tonelagem extraída e um atraso na conclusão das atividades de pushback do UCS", afirmou Rob Henderson, Presidente e CEO da Great Panther.

Segundo Henderson, houve atraso também por causa das chuvas mais altas do que a média. “Durante o trimestre, mantivemos o curso, no entanto, e continuamos investindo conforme planejado. As atividades de decapagem na TAP AB estão avançando e estamos executando nosso extenso programa de exploração para posicionar o projeto Tucano para crescimento e produção futuros”. 

Em setembro, foi detectado movimento na parede oeste do poço UCS e, para garantir a segurança dos trabalhadores de mineração, o trabalho foi suspenso por quatro dias até que as condições fossem consideradas estáveis. Os drenos verticais estão sendo instalados na parede oeste do poço UCS para reduzir os níveis de água e devem ser concluídos até o final de novembro em preparação para a estação chuvosa, normalmente a primeira metade do ano. 

A Great Panther implementou um novo projeto de mina, permitindo que as atividades de mineração continuem com segurança no lado leste da mina UCS. Em relação à pandemia, os protocolos de segurança são seguidos em todos os momentos, incluindo monitoramento de radar para o movimento da parede, prismas e pesquisas de drones, para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores.

A mina Tucano produziu 16.325 onças de ouro no terceiro trimestre de 2021, uma redução de 49% em relação ao terceiro trimestre de 2020, principalmente devido a problemas de disponibilidade de equipamentos e à paralisação temporária das atividades de mineração devido à instabilidade das encostas mencionada anteriormente. A produtividade da planta no terceiro trimestre foi 8% maior em comparação com o mesmo período de 2020, devido principalmente a uma maior quantidade de material de óxido processado neste trimestre na ausência de minério de sulfeto da UCS. No entanto, o teor de ouro foi 51% menor devido a uma proporção maior do que o planejado de minério de estoque de baixo teor sendo processado.