Nanonib inicia venda de soluções inovadoras

07/07/2021
A startup desenvolveu e investiu na primeira “nanoindústria” de processamento do nanomaterial do nióbio, em Belo Horizonte (MG).

 

A startup mineira Nanonib – Nanotecnologia e Inovação em Nióbio inicia a comercialização de soluções inovadoras, desenvolvidas à base de materiais contendo nióbio com elevado valor agregado  ainda em 2021. A Nanobib desenvolveu e investiu na primeira “nanoindústria” – uma unidade industrial de processamento do nanomaterial do nióbio, em Belo Horizonte (MG), pelo ambiente de inovação na capital mineira e pela proximidade à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), responsável por 80% do mercado mundial do nióbio e localizada no Estado. 

De acordo com o sócio da Nanonib e Professor Titular no Departamento de Química da UFMG, professor Luiz Carlos Oliveira, são mais de 15 anos de P&D de soluções envolvendo nióbio para fins não metálicos que têm gerado produtos inéditos, de grande valor agregado e com um potencial econômico e estratégico para o país. “A empresa possui diversas patentes e pesquisas, envolvendo a preparação, aplicação e soluções disruptivas baseadas na plataforma de nióbio. Os materiais avançados e as nanopartículas de nióbio podem ser utilizados em diferentes indústrias no Brasil e no mundo com fácil transporte e conservação”, afirma Oliveira.

Dentre os primeiros produtos da Nanonib e que se encontram em fase de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está o insumo que originou o INNIB41®, uma solução antisséptica com eficiência testada e comprovada em laboratórios independentes. “O INNIB41® já está pronto para ser lançado no mercado, aguardando a aprovação do insumo pela Anvisa e será produzido também em Minas Gerais pela Yeva Cosmétiques com sede em Itaúna”, informa o diretor executivo da Nanonib, Joel Passos. 

O INNIB41® teve resultados positivos na desativação, limpeza e proteção das mãos contra o Sars-CoV-2 e outras bactérias e vírus. O produto demonstrou elevada eficácia nos estudos laboratoriais comparativamente aos álcoois gel e líquido, porque apresenta efeito residual prolongado e protege diferentes tipos de superfícies por até 24 horas.

A Nanonib prevê a comercialização, ainda em 2021, de um clareador para os dentes com nanomateriais de nióbio, que não utiliza o peróxido de hidrogênio, flúor, conservantes ou corantes. “Estamos inovando, criando o futuro em nióbio não metálico e desenvolvendo uma série de tecnologias e outros produtos avançados com base no nióbio que serão futuros ingrediente ativos e ou levarão soluções disruptivas a áreas como cosméticos, saúde e agrícola com resultados surpreendentes, além de não serem agressivos à saúde e ao meio ambiente”, afirma Passos.