Crescimento de 11,3% na produção de finos

20/07/2021
Aumento se deve principalmente por Brucutu, com a produção de sinter feed com alta sílica por processamento a seco.

 

A Vale produziu 75,7 milhões de toneladas de finos de minério de ferro no segundo trimestre de 2021, um aumento de 11,3 em relação aos três primeiros meses do ano, principalmente por causa dos maiores volumes de Brucutu, com o aumento da produção de sinter feed com alta sílica por processamento a seco; melhoria sazonal das condições climáticas em Serra Norte e um forte desempenho em Serra Leste;  maior produtividade no Complexo de Itabira, com a reavaliação das soluções temporárias de gerenciamento de rejeitos; maior compra de terceiros; e produção por processamento a úmido em Fábrica durante os testes para retomar as operações da planta de beneficiamento. Os resultados foram parcialmente compensados por interferências (efeito tie-in) causadas pela instalação e comissionamento do primeiro de quatro britadores de jaspilito em S11D. 

Considerando o plano de lavra de minério de ferro e a implementação de novas iniciativas, a Vale alcançou uma capacidade de produção de 330 milhões de toneladas anuais, em função de Serra Leste ter alcançado sua capacidade total. O start-up de algumas operações foi revisado devido ao tempo necessário para receber suas respectivas autorizações: a retomada da correia transportadora em Vargem Grande (agora previsto para o 3T21); continuação da produção do processamento a úmido em Fábrica (agora previsto para o 3T21); e barragem do Torto em Brucutu com a necessidade de obras adicionais para aumentar o fator de segurança (agora previsto para o 2S22). 

A produção de pelotas no trimestre alcançou oito milhões de toneladas, crescimento de 27,4% sobre o primeiro trimestre, embora ainda limitada pela capacidade de produção de pellet feed de Itabira e Brucutu. O aumento trimestral é explicado pela maior disponibilidade sazonal de pellet feed direcionada para as plantas de Omã e pelo ramp-up da planta de pelotização de Vargem Grande, que foram parcialmente compensadas por uma manutenção de 20 dias realizada na usina de São Luis em maio e junho. O volume de vendas de finos e pelotas de minério de ferro totalizou 74,9 milhões de toneladas no trimestre, 14,2% superior ao primeiro trimestre, com o aumento da produção de minério de ferro. 

A produção de níquel acabado foi de 41,5 mil t entre abril e junho de 2021, queda de 14,3% na comparação com o trimestre inicial de 2021, em razão da paralisação dos funcionários de Sudbury e à manutenção não programada na refinaria de níquel de Clydach, que impactou a produção total proveniente do feed da PTVI. Em 1º de junho de 2021, os funcionários da produção e manutenção representados pela United Steelworkers (USW) Local 6500 em Sudbury votaram pela rejeição da oferta proposta pela Vale para um novo acordo de negociação coletiva de cinco anos, resultando em uma paralisação das atividades nas operações de Sudbury. A Vale implementou planos de contingência para preservar a integridade e a segurança das plantas e das minas. 

A produção de cobre atingiu 73,5 mil t no trimestre, 3,9% inferior aos três meses iniciais de 2021, resultado da paralisação dos funcionários em Sudbury atrasos na mineração em Voisey's Bay, parcialmente compensados por um desempenho mais robusto em Salobo devido ao ramp-up das atividades de manutenção da mina e melhor desempenho nas operações do Sossego. 

A produção de minério de manganês totalizou 113 mil t no segundo trimestre, 24,2% superiores ao 1T21, por causa do fim da temporada chuvosa e ao melhor desempenho da planta de beneficiamento em Morro da Mina. A produção caiu por causa de ajustes no plano de mineração para garantir a segurança e sustentabilidade das operações subterrâneas na mina de Urucum. 

A produção de carvão totalizou 2,1 milhões de toneladas no 2T21, apresentando um crescimento sólido tanto em termos trimestrais quanto anuais, devido ao aumento da produtividade após a grande manutenção das plantas concluídas no último trimestre. 

O guidande de minério de ferro da Vale está entre 315 e 335 milhões de toneladas para 2021, enquanto o guidance de níquel e cobre está sob revisão.