Aposta em autônomos e robôs para aumentar a segurança das pessoas

07/12/2021

Como parte do seu Programa de Transformação de Segurança – que visa criar iniciativas para garantir processos mais seguros, acelerar a implantação de controles na operação e remover pessoas de atividades de risco utilizando técnicas de operação remota, autônomos e robótica – a Vale tem avançado na automação de equipamentos móveis, na implantação de sistemas de detecção de fadiga em operadores, e no uso da realidade aumentada para inspeções e manutenções e da robótica em áreas de risco para as pessoas.

A iniciativa fez com que a empresa obtivesse o reconhecimento do Conselho Consultivo e do público de Brasil Mineral, sendo eleita como Empresa do Ano do Setor Mineral, na categoria Inovação/Tecnologia.

De acordo com a Vale, o Programa Autônomos, que engloba as iniciativas de automação de equipamentos, tem o objetivo principal de proteger as pessoas e removê-las de situações de risco. “Os equipamentos autônomos não exigem a presença de operadores nas cabines e são monitorados por pessoas em salas de controle”, informa a empresa.

Leia o artigo completo na edição 415 de Brasil Mineral