SEGURANÇA

WSA homenageia seis programas empresariais

14/10/2015

 

A Associação Mundial do Aço (WSA) reconheceu seis programas empresariais por sua excelência em saúde e segurança no trabalho. As empresas contempladas foram Arrium, Essar Steel, Gerdau, Hadeed, NatSteel e Tenaris. Todos os seis programas demonstraram compromisso com a segurança e saúde e cumpriram três critérios fundamentais: 1) os programas atenderam aos princípios básicos de saúde e segurança; 2) os programas demostraram impacto positivo sobre as medidas adotadas e 3) os programas desenvolvidos podem ser aplicados facilmente em outras empresas ou na associação.

A Arrium desenvolveu o programa “Swear by Safety”, processo de mudança cultural no Sul da Austrália para atingir meta zero de acidentes e prevenção de lesões na indústria siderúrgica e de mineração na região de Whyalla. A campanha teve apoio multimídia, incluindo TV, rádio, anúncios impressos e mídia social. No geral, 800 pessoas participaram do programa junto à comunidade local, além de apresentá-lo ao prefeito.

A Essar Steel desenvolveu na Índia o ‘Process Safety Management’ (PSM) em dezembro de 2010 com a auditoria externa e que tiveram sequência nos anos de 2012, 2014 e 2015. O projeto incorporou diferentes iniciativas de segurança e objetivos envolvendo empregados e prestadores de serviço. As iniciativas incluem um portal online, campanhas de PSM, seleção de filmes e um vídeo de PSM e um rally de Segurança com 3.500 empregados. Como resultado, a cultura de gerenciamento de segurança aumentou de 55% em 2010 para 92% em 2014.

A Gerdau implantou o projeto ‘Leader’s Proactive Index’ (LPI)’ que avalia e monitora a execução e controle das atividades de seguranças dos líderes com o intuito de mostrar o seu compromisso através da gestão de segurança em uma base diária. O programa tem avaliações quantitativa e qualitativa diárias dos líderes da empresa. O programa obteve resultado, já que o índice de acidentes e lesões caiu bruscamente em 2014. A Hadeed construiu um novo sistema de relatórios online na Arábia Saudita que engloba saúde, Segurança e Meio Ambiente (EHSS). É realizada uma análise mensal pelo departamento de segurança da empresa. O relatório ajuda a Hadeed a identificar áreas em que os funcionários tenham mais atenção.

Em Cingapura, a NatSteel Holdings implementou o programa ‘Total Workplace Safety and Health’ (TWSH), com abordagem holística, que integra atividades de saúde, segurança e bem estar desde 2014. Este programa é uma continuidade de uma ação iniciada em 2008 pela empresa na área de saúde e segurança. O programa fez com que os empregados interagissem com o meio ambiente. Com a implementação de diversos programas, a NatSteel conseguiu  reduzir o número de doenças crônicas.

Por último, a Tenaris lançou mundialmente o programa ‘Safety Work Instructions’, em 2010, para definir melhores práticas de desenvolvimento, avaliação, treinamento, controle de aderência e atualização. O objetivo foi padronizar comportamentos entre as diferentes equipes de gestão, além de incentivar a liderança através da participação direta nos processos de aprovação e de controle. A empresa desenvolveu 4.000 instrutores de Segurança do Trabalho, disponíveis para todos aqueles que trabalham em áreas operacionais e cerca de 8.000 inspeções foram realizadas em 2014. Como resultado, o número total de feridos em 2014 caiu em 36% em relação a 2010.