17/09/2019
OURO

World Council adota Mineração Responsável’

O World Gold Council (WGC) acaba de lançar os ‘Princípios de Mineração Responsável de Ouro’ com o objetivo de estabelecer regras claras para os consumidores, investidores e para a logística da cadeia de suprimentos de ouro. O trabalho foi desenvolvido por membros do WGC em parceria com as principais empresas mineradoras de ouro.

O WGC quer um sistema que seja reconhecido, através do qual as mineradoras auríferas possam fornecer confiança de que seu ouro foi produzido de forma responsável. O World Gold Council reconhece que as considerações ambientais, sociais e de governança estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores. Será exigido das empresas que estão implementando os Princípios de Mineração Responsável de Ouro que obtenham asseguração externa de um terceiro, provedor independente de asseguração. Isso fornecerá confiança adicional para os compradores de ouro de que o ouro que estão comprando foi minerado e extraído de forma responsável.

"A adesão aos fortes princípios ambientais, sociais e de governança deveria ser uma importante parte de qualquer empresa de mineração responsável de ouro e, como tal, os membros do World Gold Council colaboraram, juntamente com os principais grupos de interesse do setor, para desenvolver os Princípios de Mineração Responsável de Ouro”, disse Gary Goldberg, CEO da Newmont Goldcorp. Terry Heymann, executivo-chefe de finanças do World Gold Council, disse: "Nosso objetivo é que os Princípios de Mineração Responsável de Ouro reforcem a confiança no ouro e no setor de mineração de ouro. Os consumidores, investidores e a logística da cadeia de suprimento de ouro poderão saber, com confiança, que seu ouro foi extraído de forma responsável. Os Princípios incorporam feedback de mais de 200 organizações e indivíduos em duas rodadas de consultas e foram criados para apoiar a operação eficiente do mercado de ouro”.