MME

Workshop debate sustentabilidade na mineração

14/11/2018

 

O Workshop Sustentabilidade para o Fechamento de Mina e Gestão dos Impactos Ambientais: novos conceitos, inovações e desafios para mudanças, será realizado dia 3 de dezembro, das 14h às 18h30, no Auditório do andar térreo, bloco U, MME, em Brasília (DF). 
 
O encontro irá debater o direito da sociedade em receber um território explorado por mineradoras em condições de poder utilizá-lo para outras atividades que atendam às suas necessidades. O Workshop visa debater os diversos aspectos que possam embasar diretrizes para atendimento dessa demanda social, conciliando os aspectos técnicos e econômicos de um empreendimento mineiro.
 
Na ocasião serão apresentadas boas práticas mundiais, a contextualização desta questão no Brasil e os conceitos mais atualizados do tema. Ao final, serão recolhidas recomendações que possam orientar políticas e diretrizes para as ações de governo, assim como das empresas, convergindo todas para o objetivo comum, que é a Licença Social para Operar. 
 
O programa conta com os debates : 14hs - Início dos Trabalhos - Contextualização do tema: Secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Enga Maria José Gazzi Salum ; 14:30 - 15:30h. Palestra magna: Pos Closure Sustainability and Management of Impact on the Environment- Worldwide Context and Best Practices – Andrew Robertson ; 15:30 - 16:30h-  Apresentações (15 minutos cada):  Sustentabilidade Pos fechamento e Gestão de Impactos Ambientais- Contexto Brasileiro- Joaquim Pimenta de Ávila (Presidente, Pimenta de Ávila Consultoria Ltda)  Sustentabilidade de Longo Prazo da Barragem de Rejeito- Paulo Abraão (Presidente, Geoconsultoria Ltda); Fechamento de Mina no Estado de Minas Gerais- Casos práticos e lições aprendidas- Marta Sawaya, MSc, analista do MP do Estado de MG ; Fechamento da Mina sob a ótica do Planejamento de Lavra. Novos Conceitos e Possibilidades- Daniel Chausson ( Country Manager Datamine ); 16:30 - 18hs Mesa Redonda. Componentes: SGM, ANM, palestrantes e às 18:30h - Encerramento: Propostas de diretrizes e recomendações para políticas e ações de governo- Vânia Lúcia de Lima Andrade, DTTM, SGM.