NÍQUEL

Votorantim decide suspender produção no País

19/01/2016

 

A Votorantim anunciou ao mercado a decisão de suspender temporariamente (mas não informou por quanto tempo) as operações de mineração e metalurgia de níquel nas unidades localizadas em Niquelândia (GO) e São Miguel Paulista (SP). O comunicado afirma que as operações devem se manter paralisadas “até que sejam restabelecidas as condições de mercado necessárias para a viabilidade do negócio”. Ou seja, até que os preços do níquel se recuperem, o que não deve ocorrer em curto prazo, segundo as previsões. Só em 2015 a queda nos preços do metal atingiu 40%.

O grupo informa que deverão ser mantidas apenas as atividades essenciais para a sua preservação, o que implicará na demissão da maior parte do contingente de funcionários. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Extrativa de Niquelândia, pelo menos 800 empregos diretos deverão ser cortados. Segundo a empresa, no entanto, a paralisação ocorrerá de forma gradativa. Assim, no início de fevereiro serão suspensas as atividades da mina, em Niquelândia, em maio será paralisada a unidade de beneficiamento (também em Niquelândia) e a refinaria de níquel, em São Miguel Paulista.

Nos nove primeiros meses de 2015, o segmento de níquel foi responsável pela geração de R$ 870 milhões na receita líquida do grupo Votorantim, mas apresentou um Ebitda de apenas R$ 19 milhões no resultado consolidado da Votorantim Industrial S.A. no período.