ALIMENTAÇÃO

Votorantim Cimentos recebe orgânicos da Cooprima

31/03/2016

 

A partir do dia 1º de abril deste ano todas as verduras e hortaliças orgânicas produzidas pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Primavera (Cooprima) terão espaço na refeição de funcionários da fábrica da Votorantim Cimentos, localizada no município paraense de Primavera. Sem agrotóxicos ou produtos químicos a empresa Nutriservice irá preparar as refeições diárias dentro da empresa, na cozinha industrial.

A parceria entre Votorantim Cimentos, Nutriservice e Cooprima ajudará também na geração de empregos na cidade. “Ajudar a alavancar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde a Votorantim Cimentos atua e o bem-estar de nossos colaboradores são nossos compromissos”, afirma o Gerente de projetos da Votorantim Cimentos de Primavera, Alexandre Mouta.

Em uma primeira fase a Nutriservice fornecerá 164 refeições diárias, o que inclui café da manhã, almoço e jantar. Quando a fábrica estiver em operação, o número pode alcançar 300 por dia. “O que não impede que a empresa também possa fornecer para as firmas terceirizadas que trabalham para a Votorantim Cimentos”, explica Mouta.

A Cooprima cultiva alface, couve, cebolinha, coentro, quiabo, rúcula, jerimum (abóbora) e batata-doce por meio de técnicas de compostagem e adubo orgânico (biofertilizantes). A produção atende principalmente a Prefeitura (merenda escolar) e a comunidade da região. “Nossa produção está sobrando, especialmente a de hortaliças. Precisamos ampliar o mercado para não perder os artigos e desmotivar os agricultores”, afirma a Presidente da entidade, Joelma Trindade Nunes. A Cooprima iniciou atividades em 2011quando deu início ao processo de profissionalização da entidade com apoio da Votorantim Cimentos, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Prefeitura de Primavera. Foram capacitados 30 cooperados para assumirem perfil empreendedor e produzirem com respeito ao meio ambiente e à saúde do consumidor.