EQUIPAMENTOS

Volvo testa caminhão autônomo em subsolo

15/09/2016

 

A Volvo testou o primeiro caminhão FMX autônomo em operações subterrâneas, na mina de Kristineberg, no norte da Suécia. O caminhão faz parte de um projeto para o desenvolvimento de tecnologias que visam aprimorar o fluxo de transporte e a segurança em minas.

O modelo percorre um trajeto de sete quilômetros, alcançando uma profundidade de 1.320 metros nos estreitos túneis da mina. “Este é o primeiro caminhão totalmente autônomo a operar em condições tão difíceis. É um verdadeiro desafio garantir que tudo opere milimetricamente certo a mais de 1.300 metros abaixo do solo,” diz Torbjörn Holmström, Diretor-executivo de Tecnologia do Grupo Volvo.

A Volvo realizou filmagem sobre utilização do caminhão operando na mina Kristineberg, a 100 km de Arvidsjaur, no norte da Suécia. No filme, Torbjörn Holmström mostra o quanto o caminhão é seguro. O executivo não hesita em ficar no caminho, no meio da galeria da mina, com o caminhão se aproximando. “Independentemente do tipo de veículo que desenvolvermos, a segurança sempre é nossa principal preocupação e isso também se aplica a veículos autônomos. Eu tinha certeza que o caminhão pararia, mas é claro que senti um frio na barriga até o caminhão aplicar os freios”, conta.

O Volvo FMX utiliza vários sensores e monitora continuamente o ambiente à sua volta e evita tanto obstáculos fixos quanto em movimento. Simultaneamente, um sistema de transporte a bordo coleta dados com a finalidade de otimizar e coordenar a rota e o consumo de combustível.

No próximo ano e meio, o Volvo FMX estará sendo testado em operações regulares na mina de Boliden, em Kristineberg, norte da Suécia. A meta é estudar como essa tecnologia pode contribuir para transportes seguros e produtivos em áreas de aplicação severas com limitações geográficas. “Através de nossa cooperação com a Boliden, o desenvolvimento de veículos autônomos está entrando em uma nova fase. Esta é a primeira vez que veículos autônomos estão sendo testados em operações regulares subterrâneas, e os resultados proporcionarão insumos valiosos para nossa missão permanente de transformar descobertas técnicas em benefícios práticos para clientes,” explica Claes Nilsson, presidente da Volvo Trucks.