COMPANHIAS

Voith comemora 150 anos em 2017

02/02/2017

 

No dia 27 de janeiro a Voith comemorou 150 anos de uma história que teve início em 1867, quando Friedrich Voith assumiu a serralheria de propriedade de seu pai, Johann Matthäus, localizada em Heidenheim, às margens do rio Brenz, na Alemanha. "Não sabemos o que Friedrich Voith imaginava naquela época," afirma Dr. Hubert Lienhard, presidente e CEO da Voith, "mas hoje vemos o que suas ideias e sonhos se tornaram resultado de trabalho duro, paixão e a dedicação de gerações de colaboradores da Voith: uma empresa global de tecnologia com cerca de 19 mil colaboradores em mais de 60 países, e que fez história na indústria em muitos dos seus mercados. Uma empresa familiar com valores sólidos e uma cultura corporativa única."

O CEO atual da Voith comenta ainda do orgulho que todos tem da empresa e sua rica história, mas que é necessário olhar para o futuro. "É isso que queremos comunicar quando dizemos 'Sejam bem-vindos aos próximos 150 anos.' Friedrich Voith enxergou as grandes oportunidades de sua época, aproveitando-as de maneira decisiva. Nós preservamos esse espírito empreendedor e pioneiro, e queremos assumir um papel decisivo na definição da Quarta Revolução Industrial, no século XXI, seguindo o exemplo do nosso patriarca e fundador, Friedrich Voith, um dos pioneiros da Primeira Revolução Industrial”.

Neste ano, a Voith dará atenção especial à área de aplicações digitais. Tanto, que foi criada a nova Divisão do Grupo, a Voith Digital Solutions, que englobará as atividades nas áreas de TI, automação, software e tecnologia de sensoriamento. "No ano da nossa fundação, em 1867, a eletricidade, o papel e a mobilidade eram restritas a um número limitado de pessoas. O mundo era um lugar diferente. Desde então, as tecnologias da Voith ajudaram a transformar isso," afirma Lienhard. "Hoje estamos às portas de novas e incríveis oportunidades. O mundo industrial está se digitalizando, e nós temos grandes expectativas em relação a isso. As pessoas se sentem confortáveis com mudanças – não há como sobreviver tanto tempo sem passar por isso.”

O poder inovador da empresa mostrou ao longo do tempo inovações revolucionárias – como o Propulsor Voith Schneider (de propulsão naval), a turbina Kaplan, o princípio hidrodinâmico (princípio Föttinger, aplicado em inúmeras aplicações na área de transporte público de curta distância e na indústria), assim como o processo de destintamento, que abriu as portas para a reciclagem de papel na indústria papeleira – se tornaram indissociáveis do nome Voith, sendo atualmente considerados padrões industriais. Na área de responsabilidade social corporativa, o Grupo foi um dos primeiros a introduzir o seguro saúde para seus colaboradores. Por mais de 100 anos, a Voith foi pioneira nos programas de educação cooperativa e, hoje em dia, oferece capacitação baseada no modelo de treinamento profissionalizante alemão em muitas de suas unidades, como no Brasil e na China. Atualmente, o grupo de tecnologia Voith atua em cinco mercados: energia, petróleo e gás, papel, matérias-primas, e transporte e automotivo. 

Entre fevereiro e o final de julho deste ano, a Voith realizará cerca de 260 eventos com colaboradores e dias familiares no mundo inteiro para voithianos de todas as cerca de 160 unidades da companhia. Pautadas pelo lema "Sejam bem-vindos aos próximos 150 anos," as comemorações locais serão adequadas a cada unidade. Em meados de 2017, no verão do hemisfério norte, as festividades que marcarão o aniversário de 150 anos da empresa chegarão ao seu ponto mais alto, em Heidenheim, onde a Voith foi fundada e onde ainda está localizada a sua matriz: “No dia 14 de julho, será realizado um evento para os cerca de 4.500 colaboradores que trabalham nessa unidade. No dia seguinte, os colaboradores terão a oportunidade de mostrar às suas famílias a empresa onde trabalham”, disse Lienhard.