CIMENTO

Vendas crescem 2,8% até julho

28/08/2019

 

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), as vendas de cimento somaram 30,8 milhões de toneladas até julho de 2019, um crescimento de 2,8% na comparação com o mesmo período do último ano. Apenas em julho, as vendas alcançaram 5 milhões de toneladas, um incremento de 8,1% sobre os sete meses iniciais de 2018. Já nos últimos 12 meses (agosto de 2018 a julho de 2019), as vendas acumuladas atingiram 53,5 milhões de toneladas de cimento, um aumento de 1,3% em comparação com o mesmo período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018).


Segundo Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC, o 2º semestre começa com um crescimento mais robusto. “Conforme já era esperado, este semestre iniciou com um melhor desempenho. A iminente aprovação da Reforma da Previdência, o desempenho do mercado de construção imobiliária e a retomada das obras do programa Minha Casa Minha Vida contribuíram significativamente para o resultado”, completa o executivo. Camillo Penna diz ainda que o número de financiamentos para novas construções continua numa trajetória de alta. “Por outro lado, não podemos comprometer o financiamento habitacional com politicas de incentivos ao consumo, com riscos de frear a retomada da construção civil e, consequentemente, do consumo de cimento”, afirmou.


O consumo aparente de cimento em julho (vendas internas + importações) atingiu 5 milhões de toneladas, 7,7% a mais em relação ao mesmo mês do ano anterior. O acumulado do ano cresceu 2,7%. Ao comparar os últimos 12 meses (agosto de 2018 a julho de 2019), a alta no consumo atingiu 1,1% em relação ao mesmo período anterior (agosto de 2017 a julho de 2018).


”Outros fatores podem atrapalhar o desempenho da atividade, como o permanente aumento dos custos da indústria e, especialmente, a indefinição quanto à politica de frete, cujo atual tabelamento vem gerando forte instabilidade e incerteza para setor”, completa o executivo.