CIMENTO

Vendas caem 2,2% até setembro

23/11/2018

 

Segundo números do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), as vendas de cimento somaram 39,5 milhões de toneladas no mercado interno entre janeiro e setembro de 2018, o que representa uma queda de 2,2% na comparação com o mesmo período de 2017. Nos últimos 12 meses, as vendas acumuladas totalizaram 52,4 milhões de toneladas, um recuo de 2,9% quando comparado ao período out/16 a set/17. Apenas em setembro as vendas somaram 4,6 milhões de toneladas, 5,6% inferior na comparação com o mesmo mês de 2017. 
 
O consumo aparente de cimento (vendas no mercado interno + importações) atingiu 39,6 milhões de toneladas nos nove primeiros meses do ano, com retração de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o acumulado nos últimos 12 meses (outubro/17 a setembro/18), a queda chegou a 3,2% no consumo aparente sobre igual período anterior (outubro/16 a setembro/17).
 
O presidente do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), Paulo Camillo Penna, afirma que os números de setembro refletem o fraco desempenho da atividade econômica. “Não vemos sinais de melhora até o final do ano. Tudo indica que 2018 fechará com queda próxima a 2% na demanda do produto. Desse modo, teremos o quarto ano consecutivo no vermelho, acumulando uma retração de 26% no período”, afirma. O presidente do SNIC destaca também que a atividade da construção continua em queda (-1,7% no 1ºsemestre de 2018). “Esse setor, que é fundamental para a geração de emprego e para o consumo de cimento, vive um momento de estagnação que já atinge o 5º ano consecutivo”.
 
Paulo Camillo cita ainda que o setor tem sofrido impacto em relação aos componentes dos custos de produção e distribuição, como combustíveis (coque de petróleo), energia elétrica e frete. “Segundo levantamento atualizado, os gastos com o transporte do cimento representavam 28% da receita líquida do produto, mas com a aplicação da atual tabela de frete mínimo seremos onerados em 114% no valor do frete”.