RESPONSABILIDADE SOCIAL

VCimentos novamente premiada

06/12/2018

 

Pelo terceiro ano consecutivo a Votorantim Cimentos recebeu o Certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso. A premiação reconhece empresas, instituições, órgãos públicos e Organizações Sociais de Interesse Público (OSCIPs) que promovem ações em prol do bem-estar social e da preservação do meio ambiente. A iniciativa é da Assembleia Legislativa, instituída por meio da Lei nº 7.687/2002, de autoria dos deputados José Riva, Humberto Bosaipo e Eliene Lima.
 
O gerente de fábrica da Votorantim Cimentos de Cuiabá, Rivo Lima, recebeu o selo social em solenidade realizada no dia 3 de dezembro, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, na capital do Estado. “A manutenção mostra que as nossas ações são consistentes e geram melhorias concretas. Para nós, que trabalhamos empenhados para incentivar o desenvolvimento das comunidades em que estamos inseridos, conquistar mais uma vez o certificado reforça o nosso compromisso para seguirmos contribuindo para transformações sociais”, afirmou Rivo. 
 
Para concorrer ao Certificado de Responsabilidade Social, a companhia encaminhou um Balanço Social à Comissão Mista de Responsabilidade Social de Mato Grosso, com informações sobre a atuação social durante o exercício de 2017. O relatório tinha também informações sobre o relacionamento entre empregado e empresa, o cumprimento de cláusulas sociais, a participação dos empregados nos resultados econômicos e as possibilidades de desenvolvimento pessoal, bem como a forma de interação da empresa com a comunidade e com o meio ambiente.
 
A VC desenvolve ações nas localidades de Cuiabá, Distrito de Aguaçú, Várzea Grande, Nobres e Diamantino. Por meio do Programa VIA, a VC apoia, desde 2014, projetos de melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, contribuindo para o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente. 
A companhia mantém ainda parceria com o Sebrae/MT para incentivar fornecedores locais com o programa Encadeamento Produtivo. 
 
Na região de Nobres, o ReDes desenvolveu um diagnóstico junto à Associação da Agricultura Familiar Sustentável Policultura (Ceiba). O trabalho buscou levantar as cadeias produtivas já existentes na região para apoiar projetos para geração de emprego e renda. O diagnóstico contribuiu para auxiliar na implantação dos sistemas agroflorestais nas unidades produtivas dos associados e na consolidação da produção de hortifrútis para os mercados institucionais e privados.
 
Também em Nobres, o Programa Apoio à Gestão Pública visa oferecer suporte a medidas implementadas no município na área de saúde pública. Outra iniciativa é o Programa Encadeamento Produtivo, que tem como objetivo desenvolver e aprimorar as micro e pequenas empresas fornecedoras na cadeia de valor da Votorantim Cimentos, para que essas aperfeiçoem seus serviços, visando a ampliação de negócios e melhoria da competitividade.