BARRICK GOLD

Vazamento de cianeto em usina argentina

22/09/2016

 

A mineradora canadense Barrick Gold detectou vazamento de solução com cianeto na mina de ouro Veladero, na Argentina, justamente um ano após incidente similar no mesmo lugar, fato que gerou grande polêmica e que ainda é investigado pela Justiça.

O Governador da Província de San Juan, Sergio Uñac, foi à cidade de Jáchal, nos arredores da mina, para falar com os moradores locais. Após comunicar aos moradores que não pode fechar a mina, o governador e o prefeito da cidade, Miguel Veja, foram agredidos com ovos por cidadãos e ativistas. Os ativistas qualificarm a visita do governador  como uma "provocação" a uma comunidade "absolutamente golpeada" e o acusaram de ter desatendido a atividade da empresa na província e de não fazer nada para fechar a mina ao ar livre. "Vamos abrir a mina para que, quem queira tirar dúvidas, possa fazer isso", declarou o governador à agência oficial "Télam", acrescentando que seu governo imporá "uma multa exemplar" sobre a Barrick.

O Ministério Público argentino pediu que seja aberta uma investigação sobre a atividade da Barrick Gold na mina de Veladero após o segundo vazamento de cianeto em menos de um ano. Segundo a Barrick Gold, o vazamento não acarretou riscos para a saúde e o meio ambiente. A Companhia suspendeu temporariamente suas operações na jazida, enquanto estiverem sendo feitas tarefas de inspeção na área de tratamento de minério da mina.