13/03/2019
PORTOS

Vale tem atividades no TIG suspensas

A Prefeitura de Mangaratiba (RJ) determinou a suspensão temporária das atividades portuárias da Vale no Terminal da Ilha Guaíba (TIG). Esta é a segunda vez no ano que a Secretaria de Meio Ambiente do município interdita as operações da Vale na Ilha da Guaíba. A empresa também foi multada em R$ 30 milhões. 
 
O Secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos, diz que os motivos para a interdição desta vez “são muito mais contundentes do que quando da primeira interdição. Eles não operam em conformidade com a legislação ambiental. Além disso, desenvolvem atividades fora dos parâmetros da legislação e de qualidade técnica para o controle ambiental", disse o secretário. O município indica que solicitou diversas análises de laboratório, técnicas, estudos preliminares, sondagem do terreno, sondagem do mar e das praias do entorno para que a Vale provasse, através dos estudos, que não há poluição mediante a atividade da empresa. 
 
A mineradora afirma ter todas as licenças necessárias para a operação regular do terminal, emitidas pelas autoridades competentes. A Vale informa que irá tomar todas as medidas cabíveis para garantir o restabelecimento das suas atividades no TIG.

Veja também

23/05/2019
BARÃO DE COCAIS | Medidas de emergência em Gongo Soco
15/05/2019
MINÉRIO DE FERRO | Vale investe em processamento a seco
09/05/2019
BRUMADINHO | Vale cria Diretoria Especial
09/05/2019
BRUCUTU | Justiça manda parar novamente
17/04/2019
MINÉRIO DE FERRO | Vale pode retomar produção em Brucutu
10/04/2019
SIMANDOU | BSGR vai pagar US$ 1,2 bi à Vale