ACIDENTES

Vale repudia denúncia do MPF

26/10/2016

 

Em nota, a Vale anunciou que repudia veementemente denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) no último dia 20 de outubro sobre o acidente de quase um ano atrás da barragem de Fundão. A Vale reafirma respeito e total apoio e solidariedade às famílias impactadas pelo acidente.

Segundo a Vale, apesar de todas provas apresentadas, a razoabilidade, os depoimentos prestados em quase um ano de investigação que evidenciaram a inexistência de qualquer conhecimento prévio de riscos reais à barragem de Fundão pela Vale por seus executivos e empregados, o MPF tenta injustamente imputar à Companhia alguma forma de responsabilidade incabível”.

A mineradora afirma ainda que jamais praticou atos de gestão operacional na Samarco e tampouco na barragem de Fundão. Esclarece ainda que todos os executivos e empregados da Vale confirmaram que, enquanto membros do Conselho de Administração e dos Comitês de Assessoramento da Samarco, jamais foram informados pelo corpo técnico e diretivo da Samarco sobre quaisquer irregularidades que representassem riscos reais e/ou não tratados à barragem, nem por qualquer das consultorias responsáveis pelo monitoramento técnico da barragem de Fundão.

A Vale comenta ainda na nota que a barragem do Fundão sempre era regularmente avaliada, não só pelas Autoridades legalmente competentes, como também por um renomado grupo de consultores internacionais independentes denominado ITRB (International Tailings Review Board). Qualquer medida proposta pelo grupo de consultores para a gestão da estrutura seguia as melhores práticas de engenharia e segurança, segundo a Vale. Além disso, também havia participação da consultoria VOGBR atestando a estabilidade da barragem de Fundão.

Por último, a Vale menciona que a segurança geral, especialmente a de barragens, foi a todo tempo uma premissa a ser fielmente observada, sendo uma das diretrizes institucionais do Conselho de Administração, nunca tendo havido, sequer, qualquer mera recomendação por parte de seus membros de redução de investimentos nessa área. A Vale adotará as medidas cabíveis perante o Poder Judiciário para comprovar sua inocência e de seus executivos e empregados e acredita, serenamente, que a verdade e a sensatez irão prevalecer, fazendo-se a devida Justiça.