NÍQUEL

Vale fecha mina centenária no Canadá

15/03/2017

 

Iniciada como uma mina a céu aberto em 1890, a mina Stobie, em Sudbury, Ontário (Canadá) passou a ser uma mina subterrânea a partir de 1914. Desde então já produziu 375 milhões de toneladas de minério de níquel e cobre ao longo de sua vida. As minas de Frood e Stobie foram as mais produtivas da bacia de Sudbury. 
 
A Vale decidiu paralisar as operações em Stobie por conta dos preços dos metais, minério pouco rentável e de baixa qualidade e atividade sísmica recente que impediu o trabalho de pessoas na mina subterrânea. "Essa é uma decisão necessária, mas triste", disse Stuart Harshaw, vice-presidente de operações da Vale em Ontario, em comunicado. "Stobie tem uma história rica e tem sido parte integrante do nosso sucesso por mais de um século. No entanto, após mais de 100 anos de operação, a mina está se aproximando do fim de sua vida natural. Os baixos teores em Stobie não são mais econômicos para o mercado desafiador de hoje”. 
 
No entanto, funcionários sindicalistas esperam que algumas posições possam ser salvas, por meio de funcionários que substituam os atuais contratados no local, segundo acordo coletivo, informou a Northern Ontario Business. Alguns mineiros mais velhos poderiam ganhar pensões. Outros funcionários poderiam ser realocados em outras operações da Vale em Ontário - Coleman, Totten e Copper Cliff - ou a mina do Sul, caso a Vale deseje reabrí-la.