Vale e BHP rejeitam venda da Samarco

20/06/2022
A afirmação foi feita em resposta a notícia dando conta de que a CSN estaria preparando uma oferta pela mineradora.

 

A Vale e a BHP, sócios controladores da Samarco, informaram que a empresa não está à venda. A afirmação foi feita em resposta a notícia dando conta de que a CSN estaria preparando uma oferta pela mineradora. Os dois sócios ainda reafirmaram apoio ao plano de reestruturação que foi protocolado pelo sindicato de empregados da mineradora e outros credores, em maio de 2022. 

Em nota, as empresas afirmaram que ambos “estão focados nos preparativos para a audiência de conciliação amanhã e em garantir a sustentabilidade da Samarco e sua responsabilidade com os esforços de reparação, que não são endereçados pelo plano dos credores”. 

A CSN contratou a empresa RK Partners para desenhar uma proposta de aquisição da Samarco a ser apresentada ao juiz na audiência de conciliação prevista para amanhã (21 de junho) entre os dois grupos que estão competindo no processo de reestruturação da Samarco: um grupo liderado por credores e outro pelo sindicato de empregados, com apoio da Vale e BHP. A proposta da Samarco é que o juiz rejeite o plano dos credores, por inviabilizar a recuperação da mineradora.