BRUMADINHO

Vale cria Diretoria Especial

09/05/2019

 

A Vale criou Diretoria Especial para Reparação e Desenvolvimento com o objetivo de garantir as ações estruturantes que envolvem a reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem I, em Brumadinho (MG). A nova diretoria coordenará ações de reestabelecimento socioeconômico e ambiental nos municípios atingidos pelo acidente. 
O novo diretor é o engenheiro Marcelo Klein, que já vinha coordenando o Grupo de Resposta Imediata, responsável por consolidar todas as ações emergenciais. Klein irá se reportar diretamente ao recém-efetivado diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, além de participar semanalmente de reuniões da diretoria executiva da mineradora. 
 
Klein terá que prestar contas e discutir o andamento das iniciativas. "O desafio é passar da emergência para a recuperação perene. A diretoria é especial porque foi mobilizada pelo rompimento; é de reparação porque temos que reparar o que foi destruído; e é de desenvolvimento pelo que deve ocorrer daqui por diante", explica. A nova diretoria responderá por todas as ações de recuperação social, humanitária, ambiental e estrutural que serão realizadas em Brumadinho e nos 16 municípios ao longo do Rio Paraopeba até a represa de Retiro Baixo (MG). Também está sob sua responsabilidade a coordenação de ações com as comunidades das zonas de autossalvamento e de segurança secundária das barragens que tenham seus níveis de emergência elevados para 2 ou 3.