LOGÍSTICA

Vale conclui obras no Píer 2 de Tubarão

11/01/2017

 

A Vale concluiu, no final de 2016, a obra de fechamento dos transportadores D13 e D15 do terminal de embarque de minério e pelotas de Tubarão, o Píer 2. Pelo terminal passam cerca de 65% da produção do Complexo de Tubarão. Foram instaladas grandes telhas nas laterais dos transportadores para reduzir a dispersão de material na atmosfera e a possibilidade de queda ao mar durante a operação de carregamento dos navios.

Ao todo foram 6 mil m² de enclausuramento em toda extensão dos transportadores, que tem aproximadamente 500 metros. As telhas de alumínio foram intercaladas com telhas translúcidas a cada 5 metros, de maneira a garantir a iluminação interna no transportador sem a utilização de energia.

A obra contemplou ainda a instalação de 70 toneladas em estruturas de reforço para garantir a estabilidade do equipamento. Para isto, foram montados cerca de 8.300 m² de andaimes sobre o mar. “Este foi o nosso principal desafio: realizar uma obra deste porte com uma estrutura sobre o mar, utilizando barcaças para transporte de material e com a operação de carregamento de navios em pleno funcionamento”, ressaltou o engenheiro Alex Santalarci. Com o objetivo de ampliar a eficiência nos controles ambientais, outras melhorias estão em andamento, como reforço nos sistemas de aspersão, em casas de transferência, entre outros.