Uso de aço livre de combustíveis fósseis

30/05/2022
A SSAB iniciou a produção em 2021 e espera entregar ao mercado aço cuja produção é isenta de combustíveis fósseis em escala comercial em 2026.

 

A SSAB trabalha em parceria com a produtora de minério de ferro LKAB e a empresa de energia Vattenfall na iniciativa HYBRIT, que visa desenvolver uma cadeia de valor para a produção de ferro e aço sem uso de combustíveis fósseis. A tecnologia substituirá o carvão de coque tradicionalmente necessário para a produção de aço à base de minério de ferro, por eletricidade e hidrogênio. O processo praticamente elimina as emissões de dióxido de carbono na produção de aço.

A SSAB iniciou a produção em 2021 e espera entregar ao mercado aço cuja produção é isenta de combustíveis fósseis em escala comercial em 2026. Um dos clientes será a Epiroc que aplicará, inicialmente, o “aço limpo” como material para um protótipo de máquina subterrânea produzida em suas instalações em Örebro, na Suécia. “Estamos muito felizes em receber a Epiroc em nosso grupo de parceiros e ansiosos pela colaboração em projetos com aço livre de combustíveis fósseis”, diz Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB. 

Para Lindqvist, a medida é fundamental para conseguir mitigar as mudanças climáticas. “A demanda por aço produzido sem uso de combustíveis fósseis está aumentando, o que é uma das razões para a SSAB antecipar sua transição verde, com a ambição de eliminar amplamente as emissões de dióxido de carbono por volta de 2030”.

Direto da Fonte