ANGLO AMERICAN

Uso da Internet das Coisas em Barro Alto

18/07/2019

 

A Anglo American investiu no uso da Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento da operação de sua planta de níquel em Barro Alto (GO). O objetivo é tornar esse controle mais simples e ágil, além de aumentar a segurança nas atividades realizadas. Os locais selecionados para receber o novo software vão passar a ter uma espécie de barreira virtual, que impedirá o fluxo de pessoas que não estão com todas as credenciais válidas para executar determinada atividade, incluindo a condução de veículos. 
 
O software de monitoramento é proposto pela startup Byond, no ambiente de inovação do MiningHub, para solucionar o desafio da Anglo American na área de segurança operacional. Por meio de ecossistemas de IoT é feito esse controle inteligente. 
 
Após a fase inicial de desenvolvimento, implantação e testes da tecnologia na planta durante quatro meses, a solução foi aprovada pela Anglo. Com isso, em cerca de 30 dias será fechado o contrato para a implantação da tecnologia em larga escala. “A Anglo American e a Byond desenvolveram essa solução a quatro mãos, tudo de acordo com a necessidade da empresa, o que fez toda a diferença. Foi fundamental contar com a expertise da Byond para fazer esse teste inicial e verificar a viabilidade do projeto, que se mostrou assertivo e agora será ampliado para outras áreas da planta de Barro Alto”, avalia Douglas Camilo, analista de Inovação da Anglo American.
 
Ao todo 70 funcionários da Anglo American participaram da etapa inicial de testes da tecnologia, que passou pelas seguintes áreas: acesso à subestação, prédio de pulverização de carvão, acesso à ponte rolante (trabalho em altura), entrada da planta (catracas de acesso), isolamento de área e entradas do prédio de fornos de redução e refino. Para Anita Marques, coordenadora de Inovação da Anglo American, mais que monitorar o fluxo de pessoas, o projeto mostrou o quanto a Internet das Coisas pode ser utilizada a favor da segurança.