LOGÍSTICA

TMPM comemora 30 anos de operação

07/01/2016

 

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM) comemora em janeiro, 30 anos de funcionamento. Operado pela Vale, o terminal ocupa área de 600 mil m² e está sendo preparado para ser o maior do mundo em 2018. Nos nove primeiros meses de 2015, o TMPM embarcou 87,9 milhões de toneladas de minério de ferro, volume 13% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.

Atualmente, o terminal passa por obras de ampliação para poder receber as 90 milhões de toneladas do projeto S11D, em Canaã dos Carajás (PA), que serão agregadas à produção do chamado Sistema Norte, que inclui as minas do Complexo de Carajás. A capacidade atual de embarque do TMPM é de 150 milhões de toneladas anuais. A projeção é de que este volume seja aumentado para 230 milhões de toneladas anuais. Este patamar de movimentação será alcançado em etapas que contemplam a equiparação da capacidade da mina, ferrovia e porto. Na parte logística do projeto S11D, do qual faz parte a ampliação do porto, estão previstas ainda a construção de um ramal ferroviário, com 101 km de extensão, e a expansão da Estrada de Ferro Carajás (EFC). As obras de ampliação da estrutura portuária já alcançaram quase 70% de execução.

O TMPM receberá ainda ampliações onshore e offshore e do terminal ferroviário, localizado dentro do porto. Na parte offshore está prevista a construção do berço Norte do Píer IV, acrescido de dois carregadores de navios, replicando o mesmo desenho do já existente no berço Sul. A vantagem do Píer IV em relação a outros portos brasileiros é a capacidade de receber navios de grande porte como o Valemax. Os berços contam, cada um, com dois carregadores com capacidade para embarcar 16 mil toneladas por hora, os chamados Dual Quadrant, considerados os maiores do mundo nesta categoria. As obras de conclusão do berço Norte do Píer IV e a instalações do carregador de navios Dual Quadrant estão dentro do cronograma esperado.

As obras onshore prevêem a ampliação da retroárea do porto, onde estão sendo construídos quatro novos pátios de estocagem de minério, com capacidade para 600 mil toneladas cada. Os novos pátios contarão com dois viradores de vagões, uma empilhadeira, duas recuperadoras e duas empilhadeiras-recuperadoras. Já a expansão do terminal ferroviário, composto pelo Posto de Inspeção e Abastecimento de Locomotivas (Pial) e uma oficina de vagões, inclui um centro de troca e manutenção de rodeiros - tecnicamente nomeados de Centro de Troca de Rodeiros (CTR) e Centro de Manutenção de Rodeiros (CMR).