LOGÍSTICA

Teste de embarque em Ponta da Madeira

19/10/2016

 

A Vale realizou mais uma etapa de testes no berço norte do Píer IV, localizado no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), no Maranhão, com o carregamento de 160 mil toneladas de minério de ferro. O embarque aconteceu no navio Cape Asia, do tipo Capesize, no último dia 14 de outubro, com destino à Índia.

Após a conclusão dos testes operacionais – prevista para novembro deste ano, a expectativa da Vale é que o berço norte do Píer IV esteja apto para iniciar a operação. A obra faz parte do S11D, maior projeto da história da Vale e que entrará em operação comercial em janeiro de 2017.

Segundo o líder de projetos, Jorge Candreva, o primeiro teste de carga completa durou 72 horas, tempo julgado necessário para realização de todos os testes de desempenho dos carregadores, transportadores, equipamentos de amarração e das defensas. "Durante o mês de outubro, ainda teremos mais dois testes de carregamento, antes que o berço norte do Píer IV entre em operação. Nesta etapa faremos outros carregamentos para, então, iniciarmos definitivamente sua operação", complementa Candreva.

A construção do Píer IV ampliará a capacidade de embarque do TMPM de 150 milhões de toneladas para 230 milhões de toneladas, por conta do volume de minério de ferro que virá da mina do S11D, localizada em Canaã dos Carajás (PA). O Píer IV tem os berços norte e sul. Com o início da operação do berço norte, O Píer IV poderá carregar dois navios da classe Valemax simultaneamente, um em cada berço. O Valemax é considerado o maior mineraleiro do mundo, com capacidade de 400 mil toneladas, 362 metros de comprimento e 65 metros de largura.

O Píer IV passou por vários testes em agosto e setembro, inicialmente com equipamentos vazios, sem carga de minério. Os testes abrangeram os sistemas de atracação e amarração dos navios, correias transportadoras de embarque e os carregadores de navios. Somente após estas etapas é que se iniciaram os testes com minério. "Os testes com carga envolveram três navios de classe Capesize, utilizando os dois carregadores de navios (CN-3 e CN-4) instalados no berço norte. Esta etapa é fundamental para nos certificar que todo o sistema está pronto para entrar em operação. Estamos satisfeitos com os resultados alcançados", explica Candreva.