FERTILIZANTES

Terminal no MT deve operar em abril

25/01/2018

 

Projeto em conjunto da Rumo e da JM-Link, o Terminal de Fertilizantes que está sendo instalado em Rondonópolis (MT) segue com as obras em andamento. O empreendimento recebe investimento de R$ 200 milhões das duas empresas. Denominado Projeto Fertilizantes, a expectativa é que o Terminal comece a operar em abril de 2018, sendo uma saída estratégica para o transporte de insumos aproveitando o maior corredor de exportação entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP).
 
Com uma área de 160 mil m², o terminal de fertilizantes bandeira branca da JM-Link contempla uma capacidade estática de 64 mil toneladas no primeiro ano – com plano de ampliação de mais de 50% futuramente, em consonância com a demanda. Além do recebimento de produtos pela ferrovia, o terminal prestará serviços de armazenagem, acondicionamento em big bags (grandes contentores de polietileno) e expedição rodoviária de 12 mil toneladas por dia. “A intenção é revolucionar a prestação de serviços no mercado de fertilizantes. Estamos criando uma estrutura com produtividade de porto no interior”, afirma Luiz Abrantes, sócio, diretor da JM-LINK.
 
O Projeto Fertilizantes tem capacidade de descarga de 7,5 milhões de toneladas anuais, com duas linhas de entrada ferroviária que descarregam oito vagões ao mesmo tempo, e duas correias transportadoras de 1.200t/hora cada. “Vamos facilitar e otimizar a logística, e diretamente impactar na redução do custo da cadeia. Além do ganho financeiro para nossos clientes, será a solução mais produtiva, assertiva e segura do país”, garante o gerente comercial da Rumo, Raphael Tulio.
 
Além dos benefícios operacionais e financeiros, o projeto traz também ganhos ambientais, com significativa redução de emissão de poluentes. Um trem com 100 vagões, por exemplo, corresponde à média de 357 caminhões a menos nas estradas.